UOL


São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Paulo Lins e Fernando Bonassi darão palestra; Paulo Coelho tenta recorde

Brasileiros discutem favelas e prisões hoje em Frankfurt

SILVIA BITTENCOURT
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM FRANKFURT

A vida violenta nas favelas e nas prisões do Rio e de São Paulo são os temas de uma palestra que os escritores Paulo Lins e o colunista da Folha Fernando Bonassi darão hoje em Frankfurt, onde acontece a 55ª edição da Feira Internacional do Livro. Paulo Lins é autor do best-seller "Cidade de Deus" (Companhia das Letras) e Bonassi, co-roteirista do filme "Carandiru", de Hector Babenco.
Com o título "Notícias à Margem da Sociedade", a palestra tem como objetivo "sacudir" o público leitor, segundo Bonassi. O escritor paulistano está na Alemanha a convite da Fundação Heinrich Böll e passará em várias cidades do país para falar sobre a situação nas prisões brasileiras.
O carioca Paulo Lins vive atualmente em Berlim, a convite do DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.
Ontem, Bonassi jantou em Frankfurt com um representante da seção alemã da Anistia Internacional, órgão de defesa dos direitos humanos. No dia 21, ele falará sobre o antigo complexo do Carandiru para detentos da penitenciária de Tegel, em Berlim.
Os alemães já conhecem o filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e Katia Lund, sobre a violência no conjunto habitacional carioca, baseado na obra de Paulo Lins -que ainda não foi traduzida para o alemão.
O mesmo acontece com o livro "Carandiru", do médico e colunista da Folha Drauzio Varella. A agente literária e tradutora alemã Ray-Güde Mertin, que mediará a palestra de hoje, está procurando uma editora para a obra.
Também hoje em Frankfurt o escritor carioca Paulo Coelho autografará traduções de "O Alquimista" em 56 línguas diferentes. Realizando a maior sessão de autógrafos de edições em diversas línguas estrangeiras da mesma obra, ele pode bater um recorde e entrar para o "Guinness Book".
Só na Alemanha, duas obras de Paulo Coelho estão atualmente nas listas de best-sellers: "O Alquimista" e "Onze Minutos".
Um quarto brasileiro em Frankfurt é Affonso de Sant'Anna, convidado a ler seus poemas em evento também hoje junto a escritores de outros nove países.

Texto Anterior: Televisão: "Mulheres" escapa de dramas da realidade
Próximo Texto: Erika Palomino
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.