São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha destaca a lógica de Descartes

Pensador francês propôs métodos matemáticos de aferição da verdade

Volume, nas bancas no próximo domingo, dia 17, integra série de livros que mudaram a maneira de pensar

DE SÃO PAULO

No próximo domingo, dia 17, a Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo abre espaço para um dos mais racionais pensadores do Ocidente: o filósofo, físico e matemático francês René Descartes (1596-1650), com "Discurso sobre o Método" (tradução de Noberto de Paula Lima) e "Princípios da Filosofia"(tradução de Torrieri Guimarães).
Em uma sociedade recém-saída da Idade Média e ainda submetida à autoridade intelectual eclesiástica, Descartes propôs métodos matemáticos de indagação e pesquisa da verdade.
Por privilegiar a razão como via de acesso ao conhecimento, é tido com um dos pioneiros do racionalismo.
Não é à toa que "cartesiano" se tornou um adjetivo empregado mesmo por quem jamais leu o autor.
A lógica de Descartes segue quatro princípios básicos, enunciados na segunda parte do "Discurso sobre o Método".
O primeiro "consistia em jamais aceitar como verdadeira coisa alguma que eu não conhecesse à evidência como tal, quer dizer, em evitar, cuidadosamente, a precipitação e a prevenção, incluindo apenas nos meus juízos aquilo que se mostrasse de modo tão claro e distinto a meu espírito que não subsistisse dúvida alguma".
O segundo consiste em "dividir cada dificuldade a ser examinada em tantas partes quanto possível e necessário para resolvê-las".
Já o terceiro princípio consistia em "pôr ordem em meus pensamentos, começando pelos assuntos mais simples e mais fáceis de serem conhecidos para atingir paulatinamente, gradativamente, o conhecimento dos mais complexos e supondo ainda uma ordem entre os que não se precedem normalmente uns aos outros".
Já o último requer "fazer, para cada caso, enumerações tão exatas e revisões tão gerais que estivesse certo de não ter esquecido nada".


Texto Anterior: Vanessa vê TV: O primo da irmã da avó do Parada
Próximo Texto: Ferreira Gullar: Empresa sem o dono
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.