São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Amigas com Dinheiro"

Oscilações prejudicam comédia dramática

CRÍTICO DA FOLHA

Como tantos outros filmes americanos recentes, "Amigas com Dinheiro" é mais uma prova da imensa influência da televisão sobre o cinema (não necessariamente nefasta).
Este terceiro longa-metragem de Nicole Holofcener poderia tranqüilamente ser o piloto de uma nova série de TV. A presença no elenco de Jennifer Aniston, de "Friends", só reforça essa sensação.
A marca da TV está na estrutura dramática, na construção de tipos e nos diálogos. A opção pelo "ensemble", ou seja, pela dispersão do foco narrativo por um conjunto de personagens, é, antes de qualquer coisa, produto da necessidade televisiva de preencher um tempo contínuo e obedecer à forma seqüencial em capítulos. Os diálogos cheios de tiradas inteligentes dão voz a personagens tipificados, de fácil identificação.
Olivia, a personagem de Aniston, é uma espécie de encarnação feminina do "loser", eterna obsessão da ficção americana. Depois de desistir da carreira de professora, Olivia passa a ganhar a vida fazendo faxina na casa dos outros. Ao seu redor orbitam três casais endinheirados, freqüentadores de jantares beneficentes.
Até mesmo pela escalação do elenco vê-se como a diretora dá ênfase às personagens mulheres. Se o elenco masculino é um tanto apagado, ela conta com três atrizes de primeiro quilate: Frances McDormand é a mulher em crise de meia-idade que assume uma postura rabugenta diante da vida; Catherine Keener faz uma roteirista em vias de se separar do marido e parceiro criativo; e Joan Cusak vive a mais passiva mas também a mais bem resolvida das amigas.
Nesse conjunto, a personagem mais problemática é justamente aquela que deveria ser o vórtice da trama. A culpa, em parte, está na escalação de Aniston, que falha na tentativa de fugir de sua personagem no seriado "Friends". Aniston fazendo faxina? Simplesmente não convence.
"Amigas com Dinheiro" sofre, assim, com as típicas oscilações das narrativas dispersas. O humor inteligente e a fina delicadeza de algumas seqüências se perdem em meio a um conjunto grosseiro. Detalhe que a disparidade do elenco só faz agravar. (PB) AMIGAS COM DINHEIRO   
Direção: Nicole Holofcener
Produção: EUA, 2006
Com: Jennifer Aniston, Frances McDormand, Joan Cusack
Quando: em cartaz nos cines Bombril, Market Place Cinemark e circuito


Texto Anterior: Thiago Ney: New Order
Próximo Texto: Cinema: Mostra de SP divulga notas de filmes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.