UOL


São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Para pais, TV destrói sonhos da infância

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
ORRA, MEU Rita Lee e Chris Couto gravam, anteontem no Edifício Itália, "Ovelhas Negras", primeiro da série de programetes "SP Intantâneo", que a Globo exibirá nos 450 anos de São Paulo

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Pesquisa inédita que será parcialmente divulgada amanhã revela que os pais de crianças e adolescentes estão "muito preocupados" com o conteúdo de televisão visto por seus filhos.
Os pais enxergam valores positivos na TV _como o lazer barato e a inclusão da criança num mundo globalizado_, mas avaliam que "os programas de maior audiência [adultos, em horário nobre, que são os mais vistos por pessoas de 4 a 17 anos] estão por um lado criando uma ilusão da vida, mostrando um caminho irreal de sucesso e felicidade, e, por outro lado, destruindo os sonhos da infância ao banalizar o sexo, a violência e os padrões estéticos".
As conclusões são de pesquisas qualitativas do instituto MultiFocus, especializado em comportamento infanto-juvenil. Serão apresentadas amanhã no Seminário TVQ - Criança e Adolescente, no Sesc Vila Mariana (São Paulo).
O estudo completo, que ainda incluirá uma pesquisa quantitativa, será divulgado em abril, na Rio Summit 2004 (4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes). O levantamento ainda servirá para o Prêmio Mídia Q, para programas de qualidade, a ser entregue em outubro.
"Nas classes mais intelectualizadas, a programação da TV tem sido muito mais um fator de discussão de valores entre pais e filhos do que de transmissão de conceitos", diz Ana Helena Reis, diretora do MultiFocus.

OUTRO CANAL

Classificados
Com contrato com a Band só até dia 31, Marcos Mion foi anteontem à Rede TV! apresentar idéias de programas que pretende fazer. E Ellen Jabour, mais conhecida por ser parecida com Gisele Bündchen e por namorar Rodrigo Santoro, fechou ontem com a emissora: irá ancorar a programação de verão.

Safra
Não é só o "Programa do Ratinho" que irá ficar fora do ar em janeiro, para evitar custos e desgaste com reprises. O "Roda a Roda", apresentado por Silvio Santos, será exibido só até o dia 19. E o "Show do Milhão" encerra 2003 no próximo domingo.

Cofre
Mas a versão Globo do "Show do Milhão", o megamerchandising da telefônica Inteleg na forma de um "quiz show" na novela "Celebridade", vai continuar. Volta na semana que vem, quando Cristiano (Alexandre Borges) irá tentar o prêmio máximo de R$ 800 mil (para não ficar igual o do programa do SBT).

Frustração
O autor de "Celebridade", Gilberto Braga, afirma que o "quiz show" já estava previsto na sinopse. E que a participação de Cristiano no "programa" desencadeará na decisão do personagem de entrar para os Alcoólicos Anônimos e parar de beber.

Agenda
Ex-diretor da Globo, Luiz Eduardo Borgerth lança hoje em São Paulo o livro "Quem e como Fizemos a TV Globo".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Rodada do Brasileirão: Bangu 4 x Garotinho 0!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.