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Exposição reflete sobre fotografia ibero-americana
"Laberinto de Miradas" reúne o trabalho documental de
15 grupos de oito países, que irão produzir ensaio sobre SP
Evento começa hoje na galeria Olido; resultado da pesquisa será mostrado no fim de semana e na internet
EDER CHIODETTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Três anos, 18 países e 500 fotógrafos foram necessários para que o curador espanhol
Claudi Carreras, 35, desse forma ao "Laberinto de Miradas",
projeto da Agência Espanhola
de Cooperação Internacional
para o Desenvolvimento (AECID), que visa pesquisar, expor
e refletir sobre a fotografia documental ibero-americana dos
últimos dez anos.
O "Laberinto" irá se estender
por mais de 20 países até 2011
com três exposições itinerantes. Coube a São Paulo inaugurar a terceira delas, que serve
de mote para o Encontro de Coletivos Fotográficos Ibero-Americanos, que se inicia hoje,
com palestra inaugural, às 15h,
e abertura de exposição às 19h,
na galeria Olido.
No total são 15 coletivos de
oito países (Espanha, Portugal,
Brasil, México, Argentina, Venezuela, Guatemala e Peru),
que estarão presentes para falar sobre suas produções, trocar experiências e produzir
juntos um ensaio sobre São
Paulo em quatro dias.
Uma mostra desse material
será exibida no encerramento
do encontro, no próximo domingo, e posteriormente no site do projeto (www.laberinto
demiradas.net), onde também se pode ver as duas mostras que não virão ao Brasil.
Destaques
A mostra é dividida em três
módulos: coletivos sociais, profissionais e de pesquisa de linguagem. Os coletivos sociais
abrigam a produção de parcelas
marginalizadas na sociedade,
como moradores de favelas ou
os indígenas que formaram o
grupo Archivo Tafos, com belas
e dramáticas imagens em preto-e-branco.
No segundo andar da galeria,
estão os coletivos formados por
profissionais. Em geral são grupos de fotógrafos que se unem
por afinidade estética e conveniência de mercado. Aqui se
destacam os brasileiros da Cia
de Foto, com o novo e intrigante ensaio "Guerra" no qual a cidade de São Paulo é retratada
sob uma atmosfera que remete
às imagens clássicas de guerra.
A influência da cultura de
massa dos EUA sobre o México
é o tema do divertido e irônico
ensaio dos fotógrafos do Mondaphoto, que se destacam também pela unidade da linguagem. Outra boa atração são as
obras de caráter mais experimental e teatralizado do venezuelano ONG, no módulo de
pesquisa de linguagem.
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