São Paulo, Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Atriz também foi destaque nos jornais dos EUA
Montenegro vai ao "David Letterman"

MARCELO DIEGO
de Nova York

Os Estados Unidos estão procurando saber quem é Fernanda Montenegro, a atriz brasileira que conseguiu entrar para o seleto grupo de cinco finalistas ao Oscar.
Os principais jornais do país, bem como a televisão local, buscaram dar detalhes sobre a atriz, que concorre por seu personagem Dora, em "Central do Brasil".
Montenegro foi uma das atrações do "David Letterman Show", um dos mais populares programas de entrevistas da TV norte-americana, anteontem.
Escorregando algumas vezes no inglês e dizendo estar nervosa ("minhas mãos estão geladas"), a atriz foi entrevistada por cerca de 15 minutos. Logo no começo, sintetizou o sentimento e o motivo da entrevista: "Eu olho para você (David Letterman) com muita curiosidade. Mas percebo que você, todos vocês, estão olhando para mim com muita curiosidade também".
Ela explicou que mora no Rio de Janeiro, fez uma apologia à beleza do Brasil e uma defesa do povo brasileiro e seus costumes. "Estamos entrando no Carnaval, uma festa onde todos brincam, desde o governo até o lixeiro", disse. "Nosso país é muito bonito e todos vocês deveriam visitá-lo."
Sobre sua indicação ao Oscar, disse que "ainda estava um pouco estúpida" e que não acreditava em suas chances de indicação. "Parece um sonho, mas falo para mim mesma que é realidade", afirmou.
Para o "USA Today", Montenegro foi indicada porque é "a grande dama do filme". O jornal dedicou uma das maiores matérias sobre os indicados ao Oscar de melhor atriz. "Embora pouco conhecida nos EUA, ela é uma das maiores atrizes brasileiras." O "USA Today" disse que as chances de vitória da brasileira são pequenas pelo fato de ela ainda ser pouco conhecida nos EUA.
Para o jornal "The New York Times", Fernanda recebeu uma justa indicação pelo seu papel "amargo e solitário" no filme. Já o "Los Angeles Times" destacou também a importância da direção de Walter Salles, chamado de "extremamente talentoso".


Texto Anterior: Outro canal - Patricia Decia: Banheira do Gugu volta e poderá ter Tiazinha
Próximo Texto: Música: Rec Beat diversifica Carnaval de Pernambuco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.