São Paulo, Quinta-feira, 11 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCO/CRÍTICA
"1999" dura até o fim do ano

Stephane Sednaoui/Divulgação
A dupla francesa Cassius, que lança seu álbum de estréia, "1999"


da Redação

O disco já ganha o rótulo "datado" só pelo título: "1999". Mas a dupla francesa Cassius certamente sabe disso. Em um cenário musical como o atual, em que se tem um disco pronto em uma semana, a opção foi sábia. "1999" deverá ser ouvido apenas em 1999.
A começar pelo estilo, a house, um gênero que tem quase 15 anos e ficou em baixa por um tempo, mas agora volta a ganhar força graças a lançamentos como este.
Quanto tempo a "nova inovação" da house ainda durará? A dupla, que só nos anos 90 já foi produtora de discos do rapper MC Solaar e ainda emplacou nas pistas parisienses hits com o nome Motorbass, deve partir para outra logo, logo.
Mas em época de vacas magras de revelações no cenário musical, quem é ligado em música para dançar, ou seja, efêmera, deve ter o CD.
O primeiro single, "Cassius 1999" (que vendeu 100 mil cópias na Europa), abre o álbum e mostra por que a house francesa vem ganhando cada vez mais espaço no terreno conquistado em 97 com outra dupla francesa, o Daft Punk -da mesma gravadora Virgin-, e o álbum "Homework".
House music feita de colagens de samples de disco music, hip hop e break beats, com passagens descaradas pelo soul e funk dão o tom ao disco, com alguns momentos que merecem atenção especial pela sofisticação e habilidade do Cassius na manipulação de samples e de vinis nos toca-discos.
A base dos samples é a disco. Estão em "1999" as vozes de artistas como a "rainha" Donna Summer (tirada de "Love Is Just a Breath Away", no remix de "Cassius 1999") e do cantor da gravadora Motown, Willie Hutch (de "Foxy Brown Theme", em "Foxxy").
Ainda para fazer a pista ferver há "Nulife", a mais house do CD, com som de scratches e elementos eletrônicos que dão psicodélia à faixa. Compre até dezembro. (LEANDRO FORTINO)
Disco: 1999 Artista: Cassius
Lançamento: Virgin Quanto: R$ 20, em média


Texto Anterior: Barman substitui DJ
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.