São Paulo, sábado, 11 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Europeus ‘barram’ Globo em teste digital

Márcio de Souza/TV Globo
SEGREDO Bruno Gagliasso e Isis Valverde gravam "Sinhá Moça"; Isis interpreta Ana do Véu, que só mostrará seu rosto por volta do 30º capítulo; a TV Globo tentará mantê-lo oculto da imprensa até lá

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Defensores do padrão de TV digital japonês, executivos da Globo protagonizaram cenas constrangedoras nos dois dias em que os europeus fizeram demonstrações de sua tecnologia, na USP.
Anteontem, Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia e principal articulador das redes pelo padrão japonês, foi barrado numa demonstração. Bittencourt, segundo a Globo, só foi aceito no evento após a intervenção de professores.
Walter Duran, diretor de tecnologia da Philips (uma das empresas que compõem a Coalizão DVB Brasil, que organizou a demonstração), nega que o diretor da Globo tenha sido barrado. Duran explica que a demonstração de quinta-feira era só para Roberto Pinto Martins, secretário de Telecomunicações, e que a coalizão foi surpreendida pela visita de Bittencourt. "Mas eu pessoalmente mostrei tudo a ele", diz Duran.
Na quarta-feira, no meio de uma entrevista para a imprensa, Carlos Britto, assessor de Fernando Bittencourt, levantou-se, apresentou-se e disse que o que os europeus estavam demonstrando era inviável, que eles estavam tentando "ludibriar" a imprensa.
Nos dois dias, os europeus mostraram que sua tecnologia permite a transmissão em alta definição para televisores fixos e de baixa resolução para telefones celulares, simultaneamente num mesmo canal, como querem as redes. Mas a Globo não se convenceu disso.

OUTRO CANAL

Tango 1 Sobrinho e conselheiro de Silvio Santos, Guilherme Stoliar não aceitou convite para ser diretor comercial do SBT. O cargo, vago desde janeiro, será ocupado pelo argentino Victor Tobi, ex-agente internacional de Xuxa. Só falta a assinatura do contrato.

Tango 2 A notícia já virou piada no mercado de publicidade: depois de um mexicano na vice-presidência (Eugenio Lopez) e agora um argentino no comercial, só falta ao SBT um paraguaio na programação. E colocar um "Latino" na sigla da rede.

Raia Após ver "Prova de Amor" perder para "Rebelde" durante até 25 minutos na segunda e na terça, a Record tirou sua novela do confronto com a mexicana do SBT. Na quarta e na quinta, "Prova" entrou mais tarde, depois das 19h40 (antes estava às 19h20), e só disputou audiência com "Rebelde" durante quatro minutos.

Estresse 1 Continuava indefinida ontem a permanência do diretor de programas Nilton Travesso, um dos mais experientes da TV brasileira, no SBT. Ele não aceitou dividir a direção do "Charme", de Adriane Galisteu, e pediu demissão. Já deixou o programa, mas Silvio Santos quer que ele continue na emissora.

Estresse 2 A tendência é Travesso continuar no SBT (a Record o quer no "Show do Tom"). Deverá apenas se afastar durante dois meses para dirigir um documentário sobre migrantes em SP.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Rio Urgente! Recruta Zero subiu o morro!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.