São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Jornal "The Washington Post" recebe três prêmios Pulitzer

das agências internacionais

Os ganhadores do 84º Prêmio Pulitzer, evento anual que contempla os profissionais que se destacam na imprensa dos EUA, foram anunciados ontem.
O "Washington Post", principal jornal da capital do país, recebeu três Pulitzer, entre eles o prestigiado prêmio por serviços públicos. A vencedora, a jornalista Katherine Boo, reportou abuso e negligência em albergues para pessoas com deficiências mentais.
O jornal da capital também conquistou os prêmios de crítica, por Henry Allen, e de fotografia, por Carol Guzy, Michael Williamson e Lucian Perkins, que enfocaram os refugiados de Kosovo.
O "The Wall Street Journal" conseguiu dois Pulitzer, um deles na categoria análise, vencido pelo colunista Paul Gigot.
A agência de notícias "Associated Press" ganhou um dos prêmios mais cobiçados, o de jornalismo investigativo. Os jornalistas vencedores, Sang-Hun Choe, Charles Hanley e Martha Mendoza, publicaram reportagens sobre o massacre de civis coreanos por tropas dos EUA durante a Guerra da Coréia (1950-53).
O prêmio de furo jornalístico foi para a equipe do "Denver Post", por sua cobertura do tiroteio na escola Columbine. Seu concorrente local, o jornal "Rocky Mountain News", conseguiu o prêmio de furo fotográfico pelas imagens da mesma história.
O Prêmio Pultizer de teatro foi para a peça "Dinner with Friends", de Donald Margulies. O de melhor romance foi para "Interpreter of Maladies", de Jhumpa Lahiri. O de biografia foi para "Vera (Mrs. Vladimir Nabokov)", de Stacy Schiff.


Texto Anterior: Arnaldo Jabor: O presente acabou e o futuro não chega nunca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.