UOL


São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

Silvia Boriello
A DJ Nêga, personagem da nova geração da noite de São Paulo


NA NOVA SEARA MUSICAL, GÊNEROS SE MISTURAM

Funcionando como um grande intercâmbio entre mídias jovens, reunindo música (rock, eletrônica e hip hop), vídeo, foto, vai rolar em BH a quarta edição do festival Eletronika. A data é de 1 a 4 de maio, no Palácio das Artes, e se trata de uma real oportunidade de conhecer gente nova e trocar idéias. O festival começa logo à tarde, com palestras, debates e pequenos shows. Daí o povo vai andando até o parque, bem avonts, para ver os DJs que encerram cada noite. Música eletrônica francesa e brasileira são alguns dos temas e trazem representantes de selos como o francês Fat Recordings e mediadores como Hermano Vianna. Na edição passada, quem foi viu Mogwai, Kid Loco e Kruder & Dorfmeister. Neste ano, as atrações mais legais são o projeto francês Stereo Total (que também toca em Curitiba e em SP) e o produtor francês Rubin Steiner. Otto, Dolores, Max de Castro, Tom Zé, Marcelo D2, Superágua e Monokini estão no line-up.
Quem vem também é a alemã Ellen Alien, amiga da Miss Kittin, que lançou o álbum "Stadtkind", supercool, um tecno sofisticado misturado com electro e vocal. Além de tocar no Eletronika no dia 3 de maio, ela também se apresenta no Sesc Pompéia, no dia 6. No Eletronika, Ellen também participa de um debate sobre música independente em Berlim, ao lado de Antje Greie-Fuchs, do projeto Laub, do selo electro Kitty-Yo!

na noite ilustrada...
A Technova do Lov.e recebe os DJs ingleses Terry Mitchel e Mark Broom; no Xingu, tem electro com Luca e Liana e performance de Renata Bastos; no Mood Club, tem a noite Hype Nation com o DJ Buga; Mr. Gil e Daniel U.M. tocam na noite de tech-house Combo, no bar Velvet (al. Lorena, 2.155); os tranceiros podem se jogar no Blood (r. Castro Verde, 480), que tem Dmitri e Santiago no som; no Manga Rosa, Claudinho I toca com o canadense Pause. Sábado tem a Água Viva, no Xingu, com Ricardo Athayde (Favela Chic) no som e Zé Ferreira fazendo descoladas intervenções de guitarra (todo mundo está gostando); Gu e Mimi são os convidados do after KatClub, no Mood. O núcleo formado pela DJ Mari, Drumagick e Telefunken, faz a noite drum'n'bass 30HZ no Jive (al. Barros, 736). André Juliani e Mauricio U.M. tocam no aniversário de Marcelo Otaviano no Pix; Márcio Custódio e Kid Vinil fazem promoção da banda Interpol na noite indie Superblast, no clube Fuzz (r. Padre Garcia Velho, 63). Ainda no sábado, Grace Kelly Dum é o convidado do Sirena, em Maresias

RAVE MOVIMENTA GÓTICOS EM SP
Já ouviu falar em rave gótica? Pois é. Acontece amanhã a Thorns Gothic Rave, no sítio Pé-do-Pico, perto do Pico do Jaraguá. "Essa é uma noite para o público alternativo, pode gostar de gótico, gothic metal e indie. Queremos juntar todos esses públicos", diz o organizador Mauricio Mangia. A Thorn arrasta 3.000 pessoas a cada edição. É um público cada vez mais jovem, que mantém devoção por bandas como X-Mall Deutschland e Siouxsie and the Banshees, sem fechar os olhos para os novos grupos. "O público vai mudando com a cena musical", diz Mauricio. A rave gótica tem expositores vendendo livros, discos, acessórios de couro, fanzines e até cabeleireiro e maquiador montando o povo. Lá também acontece o primeiro encontro noturno de RPG, com 200 participantes. Se joga: al. Guilherme Renato Sbrighi, 800, tel. 0/xx/ 11/4343-7991 ou www.thorns.com.br.

SE JOGA NO POVO DO SELO KITTY-YO!
E, falando em Kitty-Yo, o selo hype de Berlim vai fazer miniturnê pelo Brasil. O projeto Laub se apresenta dia 4, no Eletronika, e dia 6, no Sesc Pompéia. O Laub ficou parado por três anos e agora lançou seu terceiro álbum, "Filesharing", que mostra bem a forma como eles trabalham, já que a internet e programas de computador são pontos cruciais no trabalho de Antje e Jotka (eles chamam seu trabalho de "laptop project"). E quem vem também é o projeto Rechenzentrum, parceria entre o músico Marc Weiser e o videomaker Lillevaen. Weiser é produtor superconhecido em Berlim. Canta no Le Hammond Inferno, organiza festivais e toca nas festas mais legais. As datas (confirme depois) são: 20 e 21 de maio, em São Paulo, e 23 e 24, em Porto Alegre.

LORCA DI CORCIA INTERPRETA SP
O fotógrafo italiano Philipe-Lorca di Corcia chega ao Brasil na quarta. Ele vem realizar um especial para a revista "W" sobre SP, acompanhado pelo editor de moda Joe Zee, superbrifado por Giovanni Bianco. A idéia é mostrar um outro lado da cidade, com personagens e cenários alternativos. Lorca di Corcia é badalado fotógrafo do mundo das artes que foi absorvido pela moda por seu olhar urbano e pictórico. Ele é tudo.
* Atenção para a abertura da loja Zara no shopping Iguatemi. Fenômeno de marketing em todo o mundo, eles vão em silêncio conquistando tudo. A loja já anda cheia e o povo está adorando o fato de as vendedoras não andarem atrás de ninguém.
* Se liga também nas bolsas Murakami na Vuitton, que já ganham fila. Todas são lindas, compre a que seu bolso aguentar. Em NY, confira a exposição de Murakami na galeria Marianne Boesky, em Chelsea, que abre na quinta.
* Hedi Slimane, estilista da Dior masculino, desenvolve linha de móveis para a italiana Cappellini, com estréia prevista para setembro. Trata-se de uma mesa, uma cadeira e um banco inspirado no século 17. A Cappellini estreitou moda e decoração com as bem-sucedidas linhas de Pucci e Paul Smith.

palomino@uol.com.br

MODA ENGAJADA DÁ O MAIOR PÉ
A moda anda junto com a vontade de engajamento do mundo. Nos anos 90, Margiela fez história com o apoio à causa da Aids. Helmut Lang estampou as palavras Fé, Esperança e Caridade no inverno 2003. A Forum estampa Fé e Respeito, entre outras, com renda para projetos sociais do movimento Faça Parte. Tem muita gente usando (até mesmo um pitboy, que foi visto no shopping Higienópolis usando a que vem escrito Luta...). A marca H&M lança a linha de moda praia Water, com 10% das vendas para a Water Aid, relacionada ao acesso da Ásia e da África à água.

Esta colunista sai feliz de férias e retorna somente em maio.


Texto Anterior: Ruído: Lei da numeração se concretiza no dia 22
Próximo Texto: Mercado editorial: Nova revista busca viés comportamental da e-music
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.