São Paulo, domingo, 11 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Estréias como "The O.C.", "One Tree Hill", "Joan of Arcadia" e "Tru Calling" também disputam a atenção de adultos

Séries teens dominam a audiência do horário nobre

CLÁUDIA CROITOR
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DO RIO

Rory já disse à sua mãe que está disposta a perder a virgindade com Jess, mas suas atenções também estão voltadas para sua entrada na faculdade. Ephram está perto de ter sua primeira experiência sexual. Peyton namora Nathan, mas não consegue mais disfarçar seus sentimentos por Lucas, o novato no time da escola. Marissa fica desesperada ao saber que seus pais estão se divorciando. Clark (ele mesmo, o Kent) acaba de descobrir que tem uma superaudição, mas ainda não aprendeu bem como utilizá-la.
Essas histórias, típicas da adolescência -mesmo que seja a de um super-herói-, são todas contadas no horário nobre da TV e figuram entre os programas mais vistos dos canais por assinatura. Sem contar as reprises, estão sete seriados que falam sobre e/ou são protagonizados por adolescentes e seus problemas.
Só na última temporada de estréia dos canais pagos, chegaram quatro novas séries com essa temática ("The O.C.", "One Tree Hill", "Joan of Arcadia" e "Tru Calling"), que não chegou a ser tão explorada nem quando os dramáticos "Felicity" e "Dawson's Creek" estavam no ar.
"The O.C." é o exemplo mais bem-sucedido da onda de séries teen. Uma versão mais moderninha de "Barrados no Baile" -seriado sobre garotos ricos e seus problemas que virou hit nos anos 90-, conta a história de um adolescente pobre, envolvido no crime, que é adotado por uma família de milionários.
Nos EUA, os personagens estão virando celebridades, estampando capas de revistas como "The Face" e "Elle". O jornal inglês "The Guardian" já chegou a dizer que "The O.C.", com seus figurinos da alta sociedade californiana, deve ter o mesmo impacto na moda que "Sex & the City".
Por aqui, desde que estreou no canal Warner, em novembro, o seriado pulou da oitava para a primeira posição, no seu horário, entre os programas mais vistos nos canais pagos pelo público jovem.
Às quartas à noite, "The O.C." chega a ter mais audiência que canais abertos (com exceção de Globo e SBT) entre pessoas de 18 a 34 com TV por assinatura, segundo dados do Ibope.
Mas a audiência desses programas não é só de jovens. "Everwood", por exemplo -drama familiar que tem como personagem principal um adolescente tímido- tem quase 50% de sua audiência formada por pessoas com mais de 35 anos.
Os seriados teens estão entre os mais vistos mesmo quando não retratam adolescentes "normais", como é o caso de "Joan of Arcadia" (Sony), sobre uma menina que conversa com Deus, "Tru Calling" (Fox), em que uma jovem consegue voltar no tempo, e "Smallville" (Warner).
Nessa série, também líder de audiência entre o público jovem, Super-Homem ainda é adolescente, descobrindo seus superpoderes, enfrentando problemas com os pais, se apaixonando...


SERIADOS TEEN. "Smallville": ter., às 21h (Warner); "Tru Calling": ter., às 21h (Fox); "The O.C.": qua., às 20h (Warner); "Gilmore Girls": qui., às 20h (Warner); "One Tree Hill": qui., às 21h (Fox); "Everwood": qui., às 21h (Warner); "Joan of Arcadia": qui., às 22h (Sony).




Texto Anterior: Televisão: Em 2005, o Império Romano contra-ataca
Próximo Texto: Discovery Channel procura ciência e entretenimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.