São Paulo, sexta, 11 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÁDIO
Projeto Sounding The Century trará as obras na rádio BBC 3
Projeto celebra no Reino Unido as composições do século 20

WAGNER ARAUJO
especial para a Folha, em Londres

Ninguém sabe ao certo o que esperar dos novos tempos, mas todos sabemos que há muito para celebrar nas conquistas deste século.
Como celebrar é também contribuir com a história, a rádio BBC 3 está conduzindo um projeto tocante. O Sounding The Century, lançado para comemorar a música criada durante o século 20.
Em colaboração com a Associação das Orquestras Britânicas, a BBC 3 convidou as principais orquestras, ``opera houses'' e grupos musicais do Reino Unido para executar composições de músicos como Verdi, Debussy, Dvorak e Grieg, entre outros, começando na primavera deste ano e terminando na alvorada do novo milênio.
É um projeto ambicioso e até mesmo os diretores da rádio o vêem como uma grande aventura.
Além de promover espetáculos para o público britânico em várias cidades do Reino, todos os concertos serão transmitidos ao vivo para os ouvintes da rádio que não puderem sentir a grandiosidade de uma orquestra tocando exclusivamente repertório do século 20, seja famoso ou pouco conhecido.
A primeira apresentação aconteceu no dia 16 de fevereiro, quando a Orquestra Sinfônica da BBC executou alguns trabalhos do versátil Igor Stravinsky.
A performance ocorreu no grande teatro do Royal Festival Hall e foi também transmitida ao vivo pelo canal de TV BBC 2.
Vários trabalhos de Stravinsky, como "The Rite of Spring", "Fireworks", "Sinfonia em Mi bemol", entre outros, foram executados durante fevereiro e março por orquestras e grupos da Escócia, País de Gales e Inglaterra. Algumas outras apresentações estão programadas até o final do mês.
Ainda em abril, vários outros compositores, como os já citados Ligeti e Debussy, mais nomes como Szymanowsky, Dallapiccoola, Schoenberg, Britten, Henze, entre muitos outros, terão suas obras revividas por maestros e grupos reconhecidos internacionalmente.
Vários trabalhos fazem parte do repertório das orquestras. Alguns foram ensaiados exclusivamente para participar do projeto.
Os preços das apresentações são acessíveis -muitas são gratuitas. Até julho, a cada semana o projeto homenageará um compositor que viveu e trabalhou neste século.
Entre eles, Rachmaninov, Ravel e Sibelius. No mesmo período, os organizadores e promotores da Radio BBC 3 farão transmissões ao vivo de cidades como Glasgow, Manchester, Cardiff, Cambridge, Belfast, Birmingham.
Algumas cidades serão os centros de transmissões nos próximos anos. Manchester, na Inglaterra, na primavera de 1998, Cardiff, no País de Gales, durante outubro do ano que vem, Glasgow, na Escócia, em fevereiro de 1999, e por fim Londres, nas celebrações do final do século e início do novo milênio.
Na direção musical do projeto está o compositor George Benjamin. Em conjunto com as transmissões ao vivo, a rádio está programando uma série de documentários e programas especiais sobre os compositores e suas obras.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã