São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Paulo Sacramento também vence

Tribeca consagra Fernanda Montenegro

DA REDAÇÃO

Os brasileiros são destaque na terceira edição do Tribeca Film Festival, competição nova-iorquina que tem o ator Robert de Niro como patrono.
Fernanda Montenegro ganhou o prêmio de melhor atriz pela sua atuação no filme "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein.
O prêmio de melhor diretor de documentário ficou para o também brasileiro Paulo Sacramento, de "O Prisioneiro da Grade de Ferro". O outro brasileiro que estava no Tribeca, "Nelson Freire", não levou nenhum prêmio -"Carandiru", de Hector Babenco, foi exibido fora da disputa.
O grande vencedor do festival, no entanto, foi o chinês Liu Fen Dou, que ganhou os prêmios de melhor filme e diretor, por "The Green Hat" -produção que conta a história de um homem de meia-idade que lida com a infidelidade de sua mulher. O prêmio para Dou é de US$ 45 mil.
O inglês Ian Hart venceu como melhor ator pelo filme "Blind Fight", de John Furse; na categoria melhor documentário ganhou "Arna's Children", de Danniel Danniel e Juliano Mer Khamis, e "The Man who Stole My Mother's Face", de Cathy Henkel.
O prêmio do público foi para o documentário "Every Mother's Son", de Kelly Anderson e Tami gold.
O júri do Tribeca é formado pelas atrizes Mary-Louise Parker, Glenn Close e Kyra Sedgwick, pelo documentarista Albert Maysles, pelo ex-presidente da United Artists Bingham Ray e pela rainha Noor, da Jordânia.

Brasileiros
Em "O Outro Lado da Rua", Fernanda Montenegro interpreta Regina, uma aposentada de 65 anos que, para quebrar o tédio, se torna informante da polícia. No filme, ela atua ao lado de Raul Cortez, como quem irá se envolver. Já "O Prisioneiro da Grade de Ferro" traz cenas registradas pelos próprios detentos do megapresídio paulista Carandiru (extinto em 2002).


Texto Anterior: Editoras: Venda de livros cai em 2003, diz pesquisa
Próximo Texto: Bastidores: Série mostra percalços de casais famosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.