São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

E-books além dos EUA

Até agora, os Estados Unidos lideraram a expansão da indústria do livro digital. As vendas nas redes americanas já representam 8% do mercado, e a expectativa é que continuem a crescer. Países que apresentavam ritmo mais lento, porém, começam já a aumentar o ritmo. A indústria do livro alemã anunciou que espera vender 6,6% de e-books ainda neste ano. No Japão, a aquisição de aparelhos móveis já ultrapassou o de computadores. O resultado? O aumento da procura por e-books, cujas vendas superaram os U$ 700 milhões em 2010.



"2011 é o ano da virada para o e-book", diz Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt, a maior do mundo, que se realiza em outubro, anualmente

// NO IPAD, COLEÇÃO DO SÉC. 19
De ficção, história natural, filosofia e literatura de viagem, mais de 60 mil livros que constituem o acervo do século 19 da Biblioteca Britânica vão poder ser lidos com um novo aplicativo para iPad. A cópia digital é idêntica à edição original, com ilustrações e mapas. Já podem ser lidas gratuitamente cerca de cem obras. Quando toda a coleção estiver disponível, a leitura será cobrada. Outro aplicativo, para o Android, será desenvolvido.

// ANTIGAS RECEITAS DE COZINHA
A Brasiliana-USP põe no ar em até duas semanas 12 dos mais importantes títulos da história da alimentação no Brasil. São obras que datam até o começo do século 20, como "O Cozinheiro Nacional", "A Arte Culinária na Bahia" e "Arte de Cozinha". Os livros poderão ser baixados ou lidos no site gratuitamente. Fazem parte do acervo que pertenceu a José Mindlin e que está sob curadoria da Cristina Antunes. A apresentação é de Joana Monteleone, doutoranda em história da alimentação (USP).

O NÚMERO É

50 mil libras, ou R$128 mil, é o valor que deve alcançar o álbum com um dos quatro retratos da escritora britânica Jane Austen, num leilão que ocorre na próxima semana, na Christie's, em Londres. O álbum tem aquarelas e desenhos de James Stanier Clarke, que conheceu a escritora em 1815. Austen é hoje fenômeno pop, depois que suas obras inspiraram diversas paródias.

// OBAMA, A SEGUNDA PARTE
A segunda parte da biografia de Barack Obama começou a ser vendida ontem. Saiu apenas em formato e-book, por US$ 0,99. O título é "Revival 2.0: How the Obama White House Is Making Its Political Comeback", de Richard Wolffe. Inclui a reação de Obama à morte de Bin Laden e os bastidores da primavera árabe. É de Wolffe a biografia "Revival: The Struggle for Survival Inside the Obama White House", que saiu em novembro e se tornou best-seller. No final do ano, as duas partes saem em formato paperback.

Comics americanos Um século em tiras, mais de 1.300 imagens, de autores como Charles Schulz (de Charlie Brown), Bill Watterson (Calvin e Haroldo) e Scott Adams (Dilbert),estão na nova edição preparada por Jerry Robinson. "The Comics: An Illustrated History of Comic Strip Art" tem 672 páginas e sai pela Abrams ComicArts.

Mickey As primeiras tiras de Mickey mostram que o personagem nem sempre foi bonzinho. "Race to Death Valley" é a antologia preparada por Floyd Gottfredson que sai em breve pela Fantagraphics.

Mizuki As memórias de japonês Shigeru Mizuki, cultuado por "Gen - Pés Descalços", vão sair pela Drawn & Quarterly, nos EUA. O título é "Onwards Towards Our Noble Deaths".


Texto Anterior: Livros - Crítica/Romance: Japão é o protagonista do livro "A Amante da China"
Próximo Texto: Livros: Ficção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.