São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
O tipo mignon lembra a Sandy, mas a pose e a voz são de cantora lírica: Fabiana Mortari, 25, é estilista da grife da sua mãe, Lita Mortari, e entre um croqui e outro faz aulas de canto; donzela à antiga, ela ouve óperas e veste roupas de vovó


Ceará na briga

Tasso Jereissati nega, mas já está preparando o terreno para entrar na sucessão presidencial. O governador do Ceará anda espalhando para seus confidentes -entre eles, empresários -que se considera mesmo a única opção do presidente Fernando Henrique para as eleições de 2002.

Nas conversas, Tasso diz que a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes não seria um empecilho: Tasso sai candidato mesmo contra Ciro, e nunca disse publicamente o contrário. Quem sempre afirmou que não disputaria com ele é Ciro. O ônus seria do ex-ministro.

A ironia é que Tasso não confia na espontaneidade do apoio do Planalto, que só viria por ser ele o único candidato viável. Desconfia que andam vazando a informação de que ele seria a opção para deixá-lo exposto a críticas. Tasso quer ficar na moita.

O HOMEM DA BIENAL
É quase total o consenso dos conselheiros da Bienal em torno de um novo nome para presidir a Fundação: o do arquiteto Jorge Wilheim. As negociações foram conduzidas pelo banqueiro Edemar Cid Ferreira. Se nenhuma confusão nova surgir, o conselho da Fundação sacramenta a escolha no dia 28.

FORCA 1
O Ministério da Cultura enviou à Procuradoria Geral da República processos contra nove empresas de promoções artísticas que estão inadimplentes com o governo. A mais vistosa delas é o Circo Vostok, que pegou R$ 60 mil emprestados e não pagou.

Há ainda o caso de prefeituras que pegaram dinheiro para a construção de centros culturais -e não construíram absolutamente nada.

FORCA 2
O Ministério também está disparando cartas para figurões do meio artístico que foram beneficiados pelas leis de incentivos e ainda não prestaram contas adequadamente. Ameaça mandar tudo para o Tribunal de Contas da União.

BRASIL LEGAL
Os médicos Luiz Paulo Kowalski, diretor do Hospital do Câncer, e Jacob Klingerman, do Instituto Nacional do Câncer, são os primeiros brasileiros a vencer o prêmio Presidential Citation, do governo americano, para pesquisas científicas.


Na semana passada, na Conferência Internacional de Câncer de San Francisco, os brasileiros apresentaram a maior proeza genética: 118 mil sequências de genes de câncer de pescoço. Os americanos mostraram 5.000.

Com 29 trabalhos inéditos na área, o Brasil foi escolhido também como um dos cinco centros mundiais de câncer de pescoço e cabeça.

PALITO
José Maurício Machline, apresentador e ex-empresário, emagreceu 26 quilos depois de se submeter a um tratamento que diminui o tamanho do estômago. Nem os amigos conseguem reconhecê-lo.

ANJO NEGRO
Desde que se mudou para uma cobertura no Leblon, Chico Buarque tem recebido uma insistente visita. Todos os dias, um urubu sai do morro em frente ao seu prédio e fica horas na varanda do apartamento.

RAIZ
Mônica Milet, neta de Mãe Menininha do Gantois, enviou carta ao Iphan, que cuida dos patrimônios históricos, pedindo o tombamento do terreiro do Gantois. Os estudos já estão em andamento.

ESPERANÇA
A Fundação Carlos Miele contratou o pedagogo Roberto Carlos Ramos, de 34 anos, para coordenar um programa assistencial para menores em Belo Horizonte. Ramos viveu dos 6 aos 13 anos na Febem e bateu recorde: fugiu 132 vezes.

Adotado por uma professora francesa, ele começou a estudar e já faz doutorado na Universidade de Marselha.

SAIA JUSTA
Marisa Monte e Ivete Sangalo queriam vestir a mesma roupa na festa do Video Music Brasil da MTV: um longo azul de lurex, da grife Lita Mortari. Como a estilista só tinha a peça piloto, Ivete levou a roupa.

PRÊMIO
A "Playboy" está esperando o final do programa "No Limite" para convidar uma de suas participantes para posar nua -não necessariamente a vencedora. Andréa e Pipa estão no páreo.


CURTO-CIRCUITO

A soprano gaúcha Simone Foltran se apresenta na próxima segunda no pavilhão da Alemanha, em Hannover.

A modelo Talytha Pugliesi, da agência Next, fotografou em Bora Bora um editorial da "Elle" americana.

O grupo Fundo de Quintal faz única apresentação amanhã, às 22h, na Via Funchal.

O artista plástico Tony Reis, que morou 14 anos na Espanha, volta ao Brasil e inaugura exposição amanhã dentro da agenda cultural do 6º Festival do Camarão de Ilhabela.

O Sindcine vai promover um curso de edição em setembro. As inscrições podem ser feitas até 1º de setembro.

O Ballet Stagium se apresenta na próxima terça no teatro Arthur Rubinstein. O espetáculo é em benefício dos trabalhos assistenciais da Organização Feminina Wizo de São Paulo.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram CRISTINA RAMALHO E°LUCIANA COSTA



Texto Anterior: Peças e mostra
Próximo Texto: Vida Bandida - Voltaire de Souza: A paz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.