São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TEATRO
Berta Zemel reestréia "Anjo Duro", peça inspirada na vida de Nise da Silveira
A atriz Berta Zemel, 65, volta ao cartaz em São Paulo com o monólogo "Anjo Duro", baseado na vida da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999), criadora do Museu das Imagens do Inconsciente, no Rio, e introdutora, no Brasil, de uma concepção mais humanista no tratamento de pessoas portadoras de deficiência mental.
Escrita e dirigida por Luiz Valcazaras, a montagem destaca a trajetória de Nise desde a década de 30. Por causa das suas idéias consideradas avançadas, ela foi presa em 35 pelo governo de Getúlio Vargas.
A encenação acontece em dois planos. No real, são utilizados trechos das cartas que Nise enviou para o filósofo Spinoza, nas quais fala de descobertas pessoais e profissionais (a relação com o pai, o afeto pelos animais). No plano imaginário, despontam as lembranças.
Pela atuação, Berta foi indicada para o Prêmio Shell deste ano. "Anjo Duro" reestréia na sala arte do TBC (r. Major Diogo, 315, Bela Vista, tel. 0/xx/11/ 3115-4622). Qui. a sáb., às 21h; dom., às 19h. R$ 15 e R$ 20 (aos sábados). Até o dia 24/9. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Dança/Crítica: Grupo Corpo estréia coreografia com sobriedade e sem ornamentos
Próximo Texto: "Odisséia" revê teatro nacional no Ágora
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.