São Paulo, sábado, 11 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto dialoga com memória do espaço

DA REPORTAGEM LOCAL

O espetáculo "Arena Conta Danton" está inserido no projeto de ocupação do teatro pela cia. Livre ao longo de 2004. Em paralelo, acontece o evento "Cia. Livre Conta Arena 50 Anos", que dialoga com a história do teatro de 99 lugares em funcionamento desde fevereiro de 1955 -na primeira fase, com peças da cia. de Teatro de Arena, de José Renato, 78.
A memória do espaço que reafirmou a importância do autor brasileiro, de uma dramaturgia com voz própria, é resgatada por meio de leituras, depoimentos e debates.
Os depoimentos deste mês, por exemplo, prevêem uma dupla de peso daquele período. Na próxima quarta-feira, fala Augusto Boal. O dramaturgo vive atualmente no Rio e tornou-se referência internacional com as técnicas do Teatro do Oprimido, embrionárias justamente do período em que trabalhou no Arena, nos anos 60.
No dia 22 é a vez de Gianfrancesco Guarnieri, autor de "Eles Não Usam Black-Tie" (58), um texto fundamental, entre outras coisas, por introduzir pela primeira vez o papel de um operário e expor o conflito de classes.
Até novembro, participam os atores Nelson Xavier (29/ 9), Paulo José (6/10), Juca de Oliveira (13/ 10), Míriam Muniz (20/10), Lima Duarte (27/10), David José e Izaías Almada (3/11), Renato Consorte, Rolando Boldrin e Umberto Magnani (10/11), Celso Frateschi, Denise del Vecchio e Dulce Muniz (17/ 11) e, para encerrar o ciclo, noite com Boal, Guarnieri e José Renato (24/11).
O projeto de 50 anos é patrocinado pela Petrobras. A ocupação do teatro vai até dezembro, conforme edital da Funarte, órgão do MinC responsável pela manutenção do espaço.
Tanto nas peças quanto nos eventos, a cia. Livre adotou a campanha "pague quanto der: é ingresso, não é contribuição". Criada em 1999, a companhia já montou peças como "Toda Nudez Será Castigada", de Nelson Rodrigues, e "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams, entre outras.


Texto Anterior: Teatro: Cia. Livre rebate a "ditadura da violência" com a peça "Danton"
Próximo Texto: "O Colecionador" expõe paixão sem limites
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.