São Paulo, segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

"Star Wars 4" inaugura filme- espetáculo

CRÍTICO DA FOLHA

Virou, mexeu e hoje o velho "Guerra nas Estrelas" virou "Star Wars - Episódio 4 - Uma Nova Esperança" (Telecine Action, 22h).
Esse é, se se quiser, o episódio em que Luke Skywalker e Han Solo lutam para livrar a Princesa Leia das mãos de Darth Vader.
Mas é, mais amplamente, o filme que redefiniu o que seria o cinema, entre o fim dos anos 70 ("Guerra" é de 1977) e nossos dias, como espetáculo e, sobretudo, negócio. Com ele, instalam-se os grandes lançamentos, com um número infinito de cópias e movidos pelo poder da publicidade.
Também com ele, chegam os efeitos especiais e a supremacia de uma ficção científica dirigida sobretudo aos adolescentes.
É o momento em que o cinema de autor parece esgotado. "Uma Nova Esperança" se abria para Hollywood, que há tempos vinha perdendo dinheiro com filmes "sérios" e de gêneros diversificados.
Com esse bom filme, surgiu a fórmula, mas a arte saiu bem arranhada. (IA)


Texto Anterior: TV paga: A exuberância dos canais pagos secretos
Próximo Texto: Caixa traz o faroeste de Jonah Hex
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.