São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

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Após virar 'cult' com reprises, Viva planeja produção própria

Emissora reformula site e aumenta presença nas redes sociais para conquistar público jovem

Canal, que emplacou entre nostálgicos com novelas 'clássicas' na madrugada, resgata humor de Bussunda

VERA MAGALHÃES
DE SÃO PAULO

Após ser alçado à categoria "cult" em menos de um ano de existência, graças, principalmente, às novelas clássicas exibidas de madrugada, o Canal Viva estuda investir em produção em 2012.
O carro-chefe do canal, que pertence à Globosat, é a teledramaturgia, com matéria-prima fornecida quase 100% por programas antigos da Rede Globo. O sucesso foi tamanho e tão rápido que o canal deve alçar voos próprios.
"Está nos planos do Viva a possibilidade de produção própria em 2012", disse à Folha a diretora do canal, Leticia Muhana, sem detalhar, no entanto, se o projeto é de produzir novelas ou minisséries.
O inesperado sucesso que a emissora obteve também nas redes sociais, graças novamente às novelas no horário "corujão", ditou outro investimento, desta vez na web.
O site canalviva.globo.com está sendo totalmente reformulado e estreia em outubro, com um conteúdo três vezes maior que o atual, segmentação pelo tipo de programa e páginas especiais para as principais atrações.
O objetivo do site e da presença em redes como Twitter e Facebook é buscar um espectador mais jovem que o atual público-alvo do canal: mulheres acima de 35 anos.
São elas que respondem pela maciça audiência das novelas da faixa da meia-noite, horário em que o canal ocupa a segunda posição nessa faixa de público, entre todos os da TV paga, segundo dados de agosto do Ibope.
"Não esperávamos tanta repercussão, mas ela mostra que o Viva atinge todas as idades", diz o diretor comercial da Globosat, Fred Müller.
Segundo ele, o canal fechou novos contratos e renovou com a maioria dos 18 anunciantes-fundadores. O maior entrave para a definição da grade é a liberação de programas por conta de direitos autorais. Essa dificuldade levou, por exemplo, à exibição da minissérie "Desejo" duas vezes num intervalo de apenas três meses.
Recentemente estrearam no Viva a minissérie "O Quinto dos Infernos", de Carlos Lombardi, e o seriado "Carga Pesada", com aventuras dos caminhoneiros Pedro e Bino.
Para os nostálgicos, estão no ar episódios da primeira temporada do humorístico "Casseta & Planeta", ainda com Bussunda.


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