São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DRAMA

"Além da estrada" explora bem o gênero "road movie"

Primeiro longa-metragem de Charly Braun ultrapassa os lugares-comuns

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Um homem, uma mulher e uma estrada. Você já viu esse "road movie" várias vezes. Ainda assim, o diretor carioca Charly Braun consegue, em seu primeiro longa-metragem, extrair frescor desses elementos tantas vezes recombinados pelo cinema.
O homem é Santiago (Esteban Feune de Colombi), um argentino de cerca de 30 anos que decide viajar ao Uruguai para conhecer um terreno deixado por seus pais, mortos em um acidente algum tempo antes. A mulher é Juliette (Jill Mulleady), uma belga que chega ao mesmo país atrás de uma paixão do passado.
Santiago dá uma carona para Juliette na capital, Montevidéu, e eles desbravam as famosas praias e o desconhecido interior do país. Parte do encanto de "Além da Estrada", coprodução Brasil-Uruguai, vem do fato de que os sentimentos dos dois protagonistas estão perfeitamente espelhados na paisagem desolada.
Um território marcado não apenas pelos imensos vazios mas sobretudo pela impressão de estar aprisionado ao passado. Outra parte dos atrativos do filme surge da integração entre os momentos ficcionais e algumas passagens que namoram o documental. Isso pode ser visto em particular nos encontros entre Santiago e Juliette com figuras reais do interior uruguaio, que quebram a noção de desolamento.
Por fim, e talvez mais importante, os sentimentos dos personagens principais não parecem fabricados para atender a uma determinada carência do público, seja por romance, por belas paisagens ou por um pouco de fé na humanidade. Eles parecem brotar naturalmente na tela como reflexo de uma sensação de inadequação e nostalgia.
Isso é reforçado pelos vídeos caseiros usados no fim do filme, em que o diretor ainda criança aparece em vários dos locais visitados por seus protagonistas.
"Além da Estrada" pode ser um filme irregular, que alterna sequências de grande força com algumas outras de menor interesse, mas é no balanço geral uma estreia muito promissora.

ALÉM DA ESTRADA
DIREÇÃO Charly Braun
PRODUÇÃO Brasil/Uruguai, 2010
COM Guilhermina Guinle, Esteban Feune de Colombi, Jill Mulleady
ONDE nos cines Cidade Jardim Cinemark, Reserva Cultural e circuito
CLASSIFICAÇÃO 10 anos
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Coleção Folha apresenta modernismo de Niemeyer
Próximo Texto: Fotografia: Exposição "Retratos do Império e do Exílio" termina hoje
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.