São Paulo, sexta, 11 de setembro de 1998

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TEATRO
Broadway em Sâo Paulo

Divulgação
As crianças que integram elenco do espetáculo "Broadway Kids", que entra em cartaz em novembro no teatro Studium, na Bela Vista, São Paulo


PATRICIA DECIA
enviada especial a Nova York

Os musicais da Broadway, a famosa avenida que concentra os principais teatros de Nova York, estão chegando ao circuito noturno da cidade de São Paulo.
Até janeiro de 99, pelo menos quatro espetáculos do gênero devem estrear nos dois teatros que decidiram mostrar -e, num dos casos, produzir- os shows que são a marca registrada da região da Times Square.
O recém-inaugurado Via Funchal será o primeiro a entrar nesse filão de entretenimento, com "Smokey Joe's Cafe", previsto para ficar em cartaz entre 13 e 25 de outubro, que vem ao Brasil com o elenco norte-americano.
Além disso, a peça "Pocket Broadway", uma colagem de números de vários musicais como "Rent" e "Jesus Christ Superstar", com montagem e elenco totalmente nacionais, teve a temporada estendida até o dia 30 de setembro no Studium (leia texto abaixo).
Para o mês de novembro, o mesmo Studium traz uma curta temporada de "Broadway Kids", espetáculo feito apenas com crianças cantando alguns dos números mais famosos da Broadway.
Já o Via Funchal, apresentará a montagem norte-americana de "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", que foi sucesso no cinema na década de 70, com John Travolta e Olivia Newton-John.
As opções para os fãs do gênero devem crescer ainda mais no ano que vem. Um convênio entre um produtor brasileiro e um norte-americano vai montar no Studium (antigo teatro Zácaro) musicais da Broadway unindo artistas daqui e know-how desenvolvido por lá.
O projeto do empresário Eurípedes Camarano já tem título para começar: o clássico "West Side Story", com música de Leonard Bernstein, que foi apresentado pela primeira vez, nos EUA, em 1957 e depois também transposto para o cinema com o nome de "Amor, Sublime Amor".
Coincidentemente, uma montagem da mesma peça já havia sido apresentada no mesmo teatro Zácaro, no início da década de 80.
Essa nova versão da história de amor impossível entre uma garota porto-riquenha e um rapaz norte-americano situada na região do West Side nova-iorquino terá um elenco misto (pelo menos cinco atores devem vir dos EUA) e um diretor e coreógrafo norte-americano off-Broadway.
"Queremos trazer todos os procedimentos usados na Broadway, desde a escolha dos atores, os métodos de ensaio, todo o profissionalismo que garante os padrões de qualidade", afirma Camarano.
"One Touch of Venus" ("Um Toque de Vênus"), com música de Kurt Weil e letras de Ogden Nash, deverá ser a segunda montagem do núcleo que está sendo formado por Camarano.
Ele também já fechou os direitos de "The Life" e continua negociando outros musicais para oferecer uma temporada completa. Assim, cada espetáculo ficaria cerca de dois meses em cartaz no teatro. Os planos incluem também levar cada uma das montagens para o Rio, em lugar ainda indefinido.
De acordo com Camarano, o projeto nasceu com o objetivo de transformar o teatro Studium (antigo Zácaro), na Bela Vista (região central de SP), num pólo de entretenimento bem ao gosto de Times Square, com música, teatro, restaurante e até loja de souvenir.
A intenção é atrair o público paulistano -e também do resto do Brasil-, que não deixa de assistir aos shows de teatro musical da Broadway nos EUA ou nas versões montadas na Europa.
Esse também é o nicho que interessa os proprietários do Via Funchal. A principal diferença entre as casas, no entanto, é o quesito "adaptação". As montagens do Studium deverão incluir partes dos diálogos ou canções em português, já que contam com brasileiros no elenco.
Para fazer essa fusão existir, Camarano, um iniciante no show business mas não em outros empreendimentos, foi procurar ajuda em Nova York.
Conheceu Erik Krebs, produtor, diretor e responsável pelos teatros off-Broadway John Houseman e Douglas Fairbanks.
O acordo entre os dois baseou-se num tipo de exploração da Broadway já comum no resto dos Estados Unidos. São os segundos elencos, em montagens menores em termos de cenários e estruturas, que excursionam pelos outros Estados do país.
Na outra ponta, o empresário aposta também em produções 100% nacionais.
Ele estuda a possibilidade de produzir um musical baseado nas composições do sambista ítalo-paulistano Adoniran Barbosa, já para o ano que vem.



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