São Paulo, quinta-feira, 11 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Novela "O Clone" repete sucesso de "Terra Nostra"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

No ar desde o dia 1º, "O Clone" está repetindo a performance de "Terra Nostra", exibida entre 1999 e 2000 e que alavancou a audiência das novelas das oito da Globo. O que era um temor -o fato de a novela ter personagens muçulmanos- virou um trunfo.
Os oito primeiros capítulos de "O Clone" deram média de 43 pontos no Ibope na Grande São Paulo. O número é inferior ao dos oito capítulos iniciais de "Terra Nostra", que teve média de 45 pontos. Mas a trama de Glória Perez empata com a de Benedito Ruy Barbosa em "share" (índice, entre o total de televisores ligados, de aparelhos sintonizados em determinada emissora), com 59%.
A diferença entre audiência e "share" ocorre porque hoje há menos televisores ligados do que em 99, por causa do racionamento de energia elétrica.
"O Clone" supera as duas novelas das oito da Globo que a antecederam. Os oito primeiros capítulos de "Porto dos Milagres" e de "Laços de Família" deram média de 41 pontos, com "share" de 58% e 56%, respectivamente.
Além do núcleo muçulmano, avalia-se que "O Clone" cativa o telespectador por ser uma novela tradicional, centrada nos protagonistas e no "amor proibido".

OUTRO CANAL

Novela
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, se reuniu ontem de manhã com Marluce Dias da Silva, diretora-geral da Globo. As duas partes ainda não chegaram a um acordo sobre a renovação do contrato de Boni, vencido em maio.

Natal
Com o adiamento da estréia do terceiro "No Limite", agora marcada para o dia 28, o último episódio do programa vai ao ar em 23 de dezembro. A Globo cogitou a possibilidade de exibir o programa só em 2002, para evitar coincidência com o final do ano, época de especiais, mas concluiu que o "No Limite" pode, por exemplo, alavancar o ibope do "Sai de Baixo" natalino.

Híbrido
O novo programa de João Kléber, o "Canal Aberto", na Rede TV!, será uma mistura de "Cidade Alerta" (Record) com o "Eu Vi na TV". Vai ter "drama" e jornalismo popular. A emissora poderá alugar um helicóptero para cobrir trânsito e tragédias urbanas.

Data
Marcos Mion, atualmente na MTV, estréia na Bandeirantes em janeiro, no horário do "Superpositivo".

Número
A Globo está oferecendo seis cotas de patrocínio da Copa de 2002 -e não cinco, como esta coluna noticiou anteontem.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.