UOL


São Paulo, sábado, 11 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

A revanche dos sacis

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Sacis de todo o Brasil, unamo-nos." É com essa convocatória que um grupo de 15 jornalistas, escritores e pesquisadores, que fundaram uma organização chamada Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), pretende fazer no dia 31 de outubro um "ato de resistência cultural". Na data do Halloween, cada vez mais presente no Brasil, a associação criada por Vladimir Sacchetta e Márcia Xavier, biógrafos de Monteiro Lobato, e por Mouzar Benedito, jornalista, lança em São Luiz do Paraitinga (SP) o Dia do Saci.
O "raloim caipira" terá abóbora, mas não com olhos, dentes e vela no interior. Ela aparece no prato, servida com carne-seca.
A Sosaci, que tem como meta "observar e estudar o insigne perneta", se define como entidade não xenófoba, mas promete para breve atos pacíficos de "terrorismo cultural", em shoppings por exemplo.
Um "sítio" na internet, uma série de livros e manifestações de cultura de raiz são os próximos passos dessa "caça às bruxas", às bruxas do Halloween.

FORA DA ESTANTE

As suas centenas de milhares de leitores nos Estados Unidos da virada do século 19 para o 20 não sabiam, mas não só O. Henry não se chamava O. Henry (ou nada parecido) como por trás do pseudônimo se escondia um conhecido criminoso da época. Um maiores contistas americanos da história, William Sidney Porter (1862-1910) se alimentou das aventuras que um desfalque que fez no banco que trabalhava, no Texas, lhe proporcionou: cinco anos de exílio em Honduras, três anos de cana, na Penitenciária de Ohio, etc. etc. Assim, Porter virou o elegante O. Henry e gastou boa parte do que conseguia com suas populares histórias para subornar chantagistas que descobriram sua identidade. Seus contos de talho elegante (que seduziram até Fernando Pessoa a traduzi-lo) ainda são amados nos EUA. Nas livrarias brasileiras não param em pé.

OKTOBERFEST 1
Budapeste invade Frankfurt. O romance de Chico Buarque está fazendo a feira no megaevento alemão. Já está fechado com a Gallimard, na França, a Bloomsbury, na Inglaterra, a Feltrinelli, na Itália, a Salamandra, na Espanha, a Dom Quixote, em Portugal. Duas editoras americanas, duas alemãs e duas holandesas também já deram seus lances.
 
Bernardo Carvalho teve seu "Nove Noites" vendido em Frankfurt para, senhores e senhoras, a Islândia.

OKTOBERFEST 2
Um livro que ainda não começou a ser escrito é "O" livro de Frankfurt. A autobiografia de Woody Allen já tem propostas de mais de US$ 1 milhão de gigantes americanas. Editores brasileiros que não quiseram se identificar contaram à coluna que estão na briga.

FRALDA...
Está marcada para 28 de outubro a "cesariana" de uma nova editora. A Jaboticaba, com 15 livros previstos para 2004, tem na primeira fornada "Como Ser uma Modelo de Sucesso", de Constanza Pascolato e Milly Lacombe.

...E FARDÃO
Já a veterana Brasiliense ganha homenagem na Câmara Municipal de São Paulo, sexta-feira, por seus 60 anos.

RETROVISOR
"Menino Antigo (Boitempo II)", de Drummond, completa hoje redondos 30 anos.

elek@folhasp.com.br

BR-116
Jack Kerouac volta a rodar nas estradas brasileiras. A L&PM comprou o clássico beat "On the Road", em tradução revista (e novo prefácio) de Eduardo "Peninha" Bueno, e lança em 2004.

 HOJE Lalau e Laurabeatriz lançam hoje o infantil "Mais Brasileirinhos" (Cosac & Naify) na livraria da Vila (tel. 0/xx/11/3814-5811)0  SEGUNDA O Centro Universitário Maria Antonia (tel. 0/xx/11/3237-1815) faz debate sobre os 30 anos do ensaio "As Idéias Fora do Lugar", de Roberto Schwarz, e lançamento de dois livros de Chico de Oliveira pela Boitempo0  SEGUNDA José Saramago participa do "Roda Viva" ao vivo na TV Cultura; na terça, debate com Juan Arias na livraria Cultura (tel. 0/xx/11/3170-4033) 0  SEXTA Começa no Rio a terceira versão da Primavera dos Livros no Armazém do Rio (www.primaveradoslivros.com.br)


Texto Anterior: Biblioteca Folha: Descrença na humanidade atordoa William Golding
Próximo Texto: "Aldeota": Literatura punitiva de Jáder de Carvalho se mantém atual
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.