São Paulo, quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Evento exibe filmes em Madri e em quatro capitais latino-americanas

Evento homenageia o tailandês Apichatpong Weerasethakul

DE SÃO PAULO

Uma seleção da produção recente de veteranos e cineastas em ascensão fica em cartaz de hoje a domingo, no Festival 4+1, que acontece simultaneamente em Madri, São Paulo, Bogotá, Cidade do México e Buenos Aires.
A mostra competitiva reúne desde ensaios visuais dos decanos Agnès Varda ("As Praias de Agnès") e Alain Cavalier ("Irène") até os primeiros longas-metragens do búlgaro Kamen Kalev ("Eastern Plays", candidato a uma vaga na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro) e do chileno Alejandro Fernández Almendras ("Huacho").
O cinema asiático ganha especial relevo nesta primeira edição. Estão escalados "Independência", do filipino Raya Martin -que, aos 26 anos, assina seu sétimo longa de ficção-, e "Treeless Mountain", da sul-coreana So-Yong Kim, sobre duas irmãs que se ajudam como podem quando a mãe sai em busca do marido.
O cambojano radicado na França Rithy Panh exibe sua adaptação de "Uma Barragem contra o Pacífico", romance em que Marguerite Duras retrata uma viúva à deriva na antiga Indochina. Isabelle Huppert protagoniza.
A reverência da curadoria ao continente se estende ao homenageado, o tailandês Apichatpong Weerasethakul, que profere uma master class em Buenos Aires e traz na mala três longas -em São Paulo, "Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas", que já esteve na Mostra e foi Palma de Ouro em Cannes, não será exibido.
Para aqueles afeitos a grifes, há o longa coletivo "8", com segmentos de Wim Wenders, Gus Van Sant, Jane Campion e Gael García Bernal, entre outros. O mote são as oito metas de desenvolvimento do milênio estabelecidas pela ONU.
(LUCAS NEVES)

FESTIVAL DE CINEMA 4 + 1
QUANDO de hoje a domingo
ONDE Cinemateca Brasileira (lgo. Senador Raul Cardoso, 207, tel. 0/xx/11/3512-6111); confira programação e classificações em www.festival4mas1.com)
QUANTO R$ 8


Texto Anterior: Festival Mix Brasil torna-se maior de idade
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Despedidas virtuais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.