São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Pânico no Shopping
SBT, 14h.

(Terror in the Mall). EUA, 1998. Direção: Norberto Barba. Com Reb Estes, Shannon Sturges. Enchente provoca ruptura de uma represa e consequente desastre em shopping center. Além de lutar contra as águas, uns tantos consumidores e funcionários terão de se entender com um vilão que nem nessa hora consegue ser solidário: quer ser o único a escapar dali com vida. Barbas de molho.

Um Tira no Jardim de Infância
Globo, 15h25.

(Kindegarten Cop). EUA, 1990, 111 min. Direção: Ivan Reitman. Com Arnold Schwarzenegger, Penelope Ann Miller. Esforçada -não mais- tentativa de comédia, num momento em que Arnold procurava mudar sua imagem de puro brutamontes (o que, no mais, acabou conseguindo). Ele é o tira que se faz passar por professor de pré-escola, a fim de proteger a ex-mulher (Miller) de um traficante e, se possível, pegá-lo. Simpático, não mais.

O Diabo Veste Azul
Bandeirantes, 22h.

(Devil in Blue Dress). EUA, 1995, 153 min. Direção: Carl Franklin. Com Denzel Washington, Jennifer Beals. Em 1948, desempregado e atolado em dívidas, Washington topa missão perigosa: localizar a mulher (Beals) de um mafioso. Não será sopa, e aos poucos o homem vai se transformar num verdadeiro detetive. Mais, como bom negro, se revelará um perito na arte da sobrevivência. Filme noir com boa ficção, boa direção e um ator magistral.

O Pacificador
Globo, 22h05.

(The Peacemaker). EUA, 1997, 124 min. Direção: Mimi Leder. Com George Clooney, Nicole Kidman, Marcel Iures. Kidman, mulher de ciência norte-americana, descobre evidências do roubo de ogivas nucleares russas por terroristas. Ato contínuo, inicia-se aquela operação, tão corrente no pós-Guerra Fria, de norte-americanos tratando de salvar a Rússia para salvar a si mesmos, com a colaboração dos russos.

Intercine
Globo, 2h40.

Para abrir a semana, os espectadores escolheram o filme "Poção do Amor Nš 9" (1992, de Dale Launer, com Tate Donovan, Sandra Bullock).

O Guerreiro Bio-Tech
Globo, 4h15.

(Bio-Tech Warrior). EUA, 1996, 81 min. Direção: Bret McCormick. Com Christopher Heldman, Randy Clower. A criação de um superguerreiro, metade humano, metade alien, põe em polvorosa a imaginação dos vilões de plantão, que roubam não apenas o protótipo do guerreiro, mas também seus vários clones e alimentam o plano, cretino para dizer o mínimo, de destruir Washington. Quem poderá nos salvar dessa ameaça tecnológica?, pergunta o filme. E quem poderá nos salvar dessa ameaça em forma de filme?

DESTAQUES DA TV PAGA

Obra é da classe "maior que a vida"

"Deus e o Diabo na Terra do Sol" (Canal Brasil, 23h30) é uma dessas obras da classe "maior que a vida". Cada brasileiro poderia ver o filme de Glauber Rocha e dizer "eu não mereço tanto". No entanto, nossa reação de espectadores cultivados costuma ser o inverso. Diante de um filme, consideramos, em geral, que merecemos mais do aquilo que nos é dado.
O que talvez signifique que cada um de nós tem uma imagem muito elevada de si mesmo e, ao mesmo tempo, bem mínima de seu país.
O que talvez signifique, também, que algo não bate nessa conta. É claro, num tempo de conforto como o de hoje, existe a tendência a achar "Deus e o Diabo" ruim simplesmente porque é difícil compreendê-lo. É, mas não é só ele. (IA)

MEMÓRIA
Canal Brasil celebra os 90 anos de Noel Rosa

Hoje, dia em que completaria 90 anos, Noel Rosa será lembrado no programa "Retratos Brasileiros", às 20h, no Canal Brasil. O programa traz entrevistas com pessoas que fizeram parte da vida de Rosa, como Lindaura, que se casou com ele quando tinha 13 anos.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Momento de colheita
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.