UOL


São Paulo, quinta-feira, 11 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ILUSTRADA

SBT é multado pelo Ministério das Comunicações por exibir falsa entrevista
O Ministério das Comunicações multou o SBT, por infração ao Código Brasileiro de Telecomunicações, em R$ 1.792,53. A emissora levou ao ar, no programa "Domingo Legal", de Gugu Liberato, entrevista com supostos integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), no dia 7 de setembro. A entrevista foi uma fraude.
A multa é a maior permitida pela legislação. A outra possibilidade de punição seria suspender as transmissões do SBT. Nesse caso, a pena mínima seria ficar 24 horas fora do ar, o que foi considerado excessivo pelo ministério. A emissora, que não foi encontrada até o fechamento desta edição para comentar o caso, ainda pode recorrer.
Na entrevista, supostos integrantes do PCC faziam ameaças de sequestro a políticos e personalidades, como o padre Marcelo Rossi. A multa foi aplicada com base no artigo 53 do código, que trata de abuso no exercício da liberdade da radiodifusão. Os incisos são os que tratam de "ofender a moral familiar, pública ou os bons costumes" e "veicular notícias falsas, com perigo para ordem pública, econômica e social".


Texto Anterior: Ilustrada: Gonzalo Rojas ganha Prêmio Cervantes
Próximo Texto: Ilustrada: Líderes negros pedem ação contra Record
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.