São Paulo, sábado, 11 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Original de 1960 ofusca "O Talentoso Ripley"

Superstar - Despenca uma Estrela
SBT, 14h.
 
(Superstar). EUA, 1999, 92 min. Direção: Bruce McCulloch. Com Molly Shannon, Will Ferrell. Mary Catherine (originalmente personagem de Molly Shannon no "Saturday Night Live") é uma estudante católica de quem os rapazes fogem. Mas ela quer ser beijada por um certo rapaz e trata, para isso, de disputar um concurso em sua escola.

Casar ou Não Casar?
SBT, 16h.
 
(Jitters). EUA, 1997. Direção: Bob Saget. Com Joely Fisher, James Acheson. Rita (Fisher), dentista, separada, independente, enfrenta seus fantasmas quando o namorado a pede em casamento. Feito para TV.

A Rede
Globo, 16h15.
 
(The Net). EUA, 1995, 114 min. Direção: Irwin Winkler. Com Sandra Bullock, Jeremy Northam. Ao acessar inadvertidamente um site da internet, a analista de sistemas de computação Bullock se vê envolvida por rede infernal, que troca sua identidade e a deixa na pior. Ela terá de lutar muito para se safar dessa. O filme foi feito num momento em que a internet era coisa pouco conhecida, portanto aberta a fabulações as mais fabulosas.

Blackjack
Record, 21h.
   
Canadá, 1998, 94 min. Direção: John Woo. Com Dolph Lundgreen, Kate Vernon. O guarda-costas Dolph assume a missão de proteger a filha de um dono de cassino contra gângsteres russos. Filme de Woo para televisão. A conferir.

O Talentoso Ripley
Globo, 23h05.
  
(The Talented Mr. Ripley). EUA, 1999, 139 min. Direção: Anthony Minghella. Com Matt Damon, Gwyneth Paltrow. O livro de Patricia Highsmith deu, em 1960, em "O Sol por Testemunha", ao qual "O Talentoso Ripley" não faz sombra. A história diz respeito ao assassinato (por Ripley) de um ricaço europeu de quem rouba, antes de tudo, a identidade.

A Lente do Amor
SBT, 0h.
  
(Addicted to Love). EUA, 1997, 100 min. Direção: Griffin Dunne. Com Meg Ryan, Matthew Broderick. Devidamente passados para trás por seus ex, Ryan e Broderick encontram-se. A idéia dele é reconquistar a garota, agora com um francês bonitão; a dela é vingança.

Paixão Tentadora
Bandeirantes, 2h.
 
(Tainted Love). EUA, 1995, 96 min. Direção: Jag Mundhra. Com Doug Jeffery. Uma policial se faz passar por modelo para melhor investigar caso de modelos assassinadas. Aí ela é contratada por um estilista. Aí os dois se apaixonam. Aí, claro, o cara tem tudo para ser o criminoso.

Quarta Fase - A Humanidade Refém do Medo
SBT, 2h.
 
(Phase 4). EUA, 2001, 103 min. Direção: Bryan Goeres. Com Dean Cain, Brian Bosworth. Pequena produção em que estudante de jornalismo topa o desafio de investigar a morte misteriosa de uns tantos universitários da Nova Inglaterra.

Terror a Bordo
Globo, 3h35.
  
(Dead Calm). Austrália, 1989, 97 min. Direção: Phillip Noyce. Com Nicole Kidman, Sam Neill. Casal (Kidman/Neill) acolhe em seu barco o único sobrevivente de um veleiro, cujos tripulantes teriam sido envenenados por comida estragada. Tempos depois, o suposto sobrevivente rouba o barco e leva a mulher como refém. Caberá ao marido persegui-lo.

Mamãe É um Presente
SBT, 3h50.
 
(A Mom for Christmas). EUA, 1990, 96 min. Direção: George Miller. Com Olivia Newton-John, Juliet Sorcey. História de menina órfã, mais fada madrinha, para efeito de preparação para o Natal. (IA)

TV PAGA

Em "Migração Alada", homem é mal da natureza

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não sei como será ver "Migração Alada" na TV. No cinema foi apaixonante assistir ao movimento das aves migrando em determinadas estações do ano, buscando condições melhores. Talvez isso pareça pouco. Mas há algo de fascinante nesses animais, que é o fato de viajarem juntas -as de cada espécie, claro-, solidárias, como um exército.
Sim, existe algo de militarista nesse movimento alado, no sentido em que diz respeito à sobrevivência. Quando exércitos se movem, o que está em causa é a sobrevivência de uma nação, de uma cultura ou de uma idéia (ou os três). Entre os homens é preciso existir uma hierarquia rígida para que a solidariedade não se despedace. Mas, também, o soldado é bucha de canhão.
Os pássaros, mais modestamente, buscam condições atmosféricas para sobreviver. Fazem lembrar "Vidas Secas", onde o deslocamento humano é determinado pela geografia e pela pulsão de vida.
De repente, em "Vidas Secas", começa a chover. O rosto de Fabiano se ilumina. Não é bem uma chuva, é mais uma bênção. A analogia é, evidentemente, absurda: pássaros não são homens. O filme que Jacques Perrin produziu toma os pássaros naquilo que têm de específico, não faz deles metáfora de nada. Mas é impossível, às vezes, não fazer aproximações com o destino humano.
Até porque o filme é dominado por uma natureza que parece sempre intocada, pura, como se nós, homens, fôssemos a própria catástrofe, aquilo que conspurca a natureza. Perrin está contra a sociedade e do lado de Robert Flaherty ("Nanook, o Esquimó", 1922), de F.W. Murnau ("Tabu", 1930). Mas na virada do século 21 talvez não haja mais como buscar esse homem natural, o esquimó, o polinésio. Sua opção é pela natureza em estado puro.


MIGRAÇÃO ALADA. Quando: hoje, às 10h45, no HBO.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Socorro! Eu sou galinha!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.