São Paulo, terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Leticia Moreira/Folha Imagem
Henri Castelli e Fernanda Vasconcellos no lançamento de "Tempos Modernos", no sábado

Menos desiguais

O Brasil conseguiu reduzir a desigualdade de renda por dois quinquênios seguidos. É o que confirma o "Comunicado no 38 -Pobreza, Desigualdade e Políticas Públicas", que o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulga hoje. A medida adotada foi o índice de Gini, que vai de 0 a 1, sendo 1 o maior grau de diferença. Entre 1995 e 2000, a redução foi de 1%. De 2000 a 2005, de 4,5%. Já nos EUA, o movimento foi inverso, com aumento da desigualdade de 6,5% no primeiro período e de 1,5% no segundo.

DIÁRIO DE JOGO
Os quatro grandes clubes de SP vão lançar revistas de bolso para serem distribuídas nos dias de seus jogos para os torcedores das áreas VIPs. As edições terão reportagens específicas sobre as partidas. A G8 Sports, responsável pelo projeto, fechou contrato com Corinthians e Palmeiras e negocia com São Paulo e Santos. As revistas terão o nome genérico de "Match Day" (dia de jogo).

SÓ EM CASA
A tiragem das revistas de cada equipe será de 10 mil exemplares por jogo e as edições sairão apenas quando o time atuar em casa. O valor das cotas publicitárias chega a R$ 738 mil, para anúncios de página dupla em todas as partidas de todos os quatro clubes.

BBB BANGUELA
Um dos participantes da nova edição do "Big Brother Brasil", que estreia hoje na Globo, teve que sair do confinamento na semana passada para ir ao dentista. O agrônomo Eliéser fazia flexões no quarto do hotel onde está confinado quando perdeu o equilíbrio e bateu a boca no chão. Resultado: um dente quebrado.

RISCO
A Secretaria de Estado da Saúde de SP divulga nesta semana estudo sobre os fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de morte entre portadores de gripe A (H1N1). Mulheres grávidas têm 4,3 vezes mais chances de óbito a partir do segundo trimestre da gestação, em comparação com os três primeiros meses. O risco é calculado com base nos dados médicos das 52 gestantes que morreram com gripe suína no Estado em 2009. Um software cruza as informações do óbito com as doenças preexistentes no prontuário da paciente.

HELÔ QUEBRA-MANSÃO
Heloisa Faissol, a socialite e cunhada de João Gilberto que virou funkeira, enviou para DJs e rádios comunitárias do Rio sua nova música, "Mauricinho". A letra, que ela conta ser inspirada em um amigo, diz: "Vida acelerada / Festa VIP, mulherada / Sua mesa é regada / Aditivos, muita bala".

GUNS EM SP
Será no Parque Antarctica, estádio do Palmeiras, o show do Guns N" Roses em São Paulo, no dia 13 de março. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 20, para clientes Credicard, Citibank e Diners, e no dia 27, para o público em geral.

BRILHO
Entusiasta das chamadas "energias limpas", a estilista Gloria Coelho vai usar 120 placas de aquecimento solar em seu desfile na São Paulo Fashion Week, no dia 20, no shopping Iguatemi. Disputando atenção com a passarela, os cinco últimos "looks" do desfile terão, juntos, 10 mil cristais da linha Crystallized da Swarovski, bordados a mão.

NOVA NOVELA

O Ceará e a fraternidade no centro de SP

O elenco da nova novela das sete da Globo, "Tempos Modernos", está encantado com a Galeria do Rock. Não com a verdadeira, no centro de SP, mas com a reprodução dela, mais limpinha e organizada, que fica lá no Projac, no Rio. Todos elogiaram o cenário na festa de lançamento da trama, no sábado, no Cine Marrocos, que fica no centro "real".

 


"A novela quer mostrar que SP pode ser um lugar fraterno", diz Guilherme Weber, o vilão. "A Galeria do Rock é um arquétipo da fraternidade que a cidade promove." E qual é a diferença de gravar na São Paulo real e na de mentirinha?

 


"Depois da terceira taça de champanhe, essa pergunta é muito difícil...", ri. "Acho que São Paulo é muito ensimesmada em si mesma." E lá? "Lá, a comida é bem pior."

 


O diretor, José Luis Villamarim, espera que o público não veja diferença entre as duas São Paulos. "O centro é lindo, mas, por falta de planejamento urbano, tem alguns prédios que são atentados arquitetônicos." Solução? "Colocamos prédios mais bonitos no lugar."

 


Já no palco, o autor, Bosco Brasil, apresenta a novela. Lá de cima, aponta no público pessoas que o ajudaram. "Queria agradecer ele ali, aquele e ele, o único cearense que não trabalha como garçom."

 


Elenco e público caem na risada. "A gente não tá nem aí pro politicamente correto", diz o ator Otávio Müller. Bosco conta à coluna que também não liga muito para a realidade. "Vamos fazer uma São Paulo linda e limpa. É a minha São Paulo, que está dentro de mim. Não ligo para detalhes da realidade."

 


Do lado de fora do cinema, Grazi Massafera, uma das atrações da novela, e seu namorado, Cauã Reymond, tentam escapar da festa, mas são abordados pelos curiosos. "Eles são muito legais", diz a fã Luci. "Já o [Antonio] Fagundes [protagonista da novela], que eu achava muito simpático, nem olhou."

 


Fagundes, está indo embora? "Graças a Deus", diz ele, que espera que a prefeitura copie a limpeza do centro retratada pela novela. "As pessoas têm má vontade com São Paulo em termos de imagem. A cidade tem ângulos maravilhosos."

CURTO-CIRCUITO
A MOSTRA "Dez Anos do Núcleo Contemporâneo" tem início hoje, às 10h, na Sala Paulo Figueiredo, no MAM.
A FESTA Talco Bells, com discotecagem de Filipe e Guilherme Luna, Elohim Barros e Bruno Torturra , acontece hoje, às 23h30, no clube Vegas. Classificação etária: 18 anos.
O LIVRO "Os Reis dos Musicais", biografia de Charles Möeller e Cláudio Botelho, será lançado hoje, às 21h30, no Espaço Sesc, no Rio de Janeiro.

com ANDRÉA MICHAEL (interina) ADRIANA KÜCHLER, DIÓGENES CAMPANHA e LÍGIA MESQUITA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: 15 longos minutos de fama
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.