UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os eleitos

Divulgação
"Chicago", que recebeu o maior número de indicações: 13



Hollywood divide entre apenas quatro filmes a disputa pelos principais prêmios do Oscar 2003

O brasileiro "Cidade de Deus" fica fora da briga, mas Caetano Veloso concorre em melhor música



Divulgação
Acima, os atores Liam Neeson e Daniel Day-Lewis, em cena de "Gangues de Nova York"; no meio, "O Pianista", longa de Polanski que concorre a 7 Oscar; abaixo, Nicole Kidman e Stephen Dillane em "As Horas"


DA REDAÇÃO

E os escolhidos são quatro. "Chicago", "Gangues de Nova York", "As Horas" e "O Pianista" concentram entre si as principais indicações aos prêmios da 75ª cerimônia do Oscar, em lista divulgada ontem, em Los Angeles.
Durante a premiação, que acontece em 23 de março, "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, não estará entre os cinco concorrentes a filme estrangeiro. Mas o Brasil será representado no Oscar por Caetano Veloso, que interpreta a canção "Burn it Blue", do filme "Frida", indicada como melhor música.
A grande surpresa para o cinema de língua hispânica foi a indicação de Pedro Almodóvar como melhor diretor, pelo elogiado "Fale com Ela" -o espanhol havia sido desprezado pela Academia de Cinema da Espanha, que não o escolheu para ser o representante de seu país na disputa de filme estrangeiro.
Assim ficou a divisão das principais indicações entre os quatro eleitos: "Chicago", 13 (entre elas ator, atriz, duas vezes por atriz coadjuvante, direção, filme, roteiro adaptado); "Gangues...", dez (filme, ator, roteiro original, direção); "As Horas", nove (filme, direção, roteiro adaptado, ator, atriz, atriz coadjuvante); e "O Pianista", sete (filme, direção, roteiro adaptado, ator).
Julianne Moore tem a chance de concorrer em duas categorias: atriz principal ("Longe do Paraíso") e coadjuvante ("As Horas").
Meryl Streep recebeu ontem sua 13ª indicação (atriz coadjuvante por "As Horas") e bateu o recorde feminino, que era de Katharine Hepburn. Jack Nicholson também alcança número inédito, com sua 12ª indicação como ator ("As Confissões de Schmidt").
A segunda parte da trilogia "O Senhor dos Anéis" teve bom número de indicações -seis-, mas apenas uma -melhor filme- entre as principais.

Veja a lista completa dos indicados em www.folha.com.br/ilustrada


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Rob Marshall vê força de "Horas"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.