UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro perde "vaga latina" para mexicano

IVAN FINOTTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não vai ser este ano que um brasileiro levará o Oscar. "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, foi ignorado e quem ficou com a "vaga latina" dos estrangeiros foi o mexicano "O Crime do Padre Amaro" -adaptação do clássico do português Eça de Queiroz.
Apesar de não haver cotas oficiais, é comum a Academia de Hollywood escolher uma única produção da América Latina para concorrer à estatueta de estrangeiro.
No ano passado, "Abril Despedaçado", de Walter Salles, "perdeu" a vaga para o argentino "O Filho da Noiva".
"Fico triste pelo elenco, principalmente, que merecia este reconhecimento. Para a equipe, a vida continua e todos estão muito bem, recebendo boas propostas de todos os lados", declarou Meirelles, que está no Festival de Berlim.
Outros indicados na categoria são o chinês "Hero" (de Zhang Yimou), o finlandês "O Homem sem Passado" (de Aki Kaurismäki), o alemão "Nowhere in Africa" (de Caroline Link) e o holandês "Zus & Zo" (de Paula van der Oest).


Texto Anterior: Rob Marshall vê força de "Horas"
Próximo Texto: Diretor diz ter Virginia Woolf no sangue
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.