São Paulo, terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

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Telas fazem parte de conjunto raro

DA REPORTAGEM LOCAL

As telas de Cézanne, Degas, Monet e Van Gogh roubadas anteontem da Coleção E.G. Bührle são representativas em razão de sua raridade e de integrarem um conjunto expressivo de obras de artistas impressionistas e pós-impressionistas.
"Papoulas em Vétheuil" (1879), de Monet, por exemplo, mostra um momento familiar do artista, quando duas famílias próximas, os Monet e os Hoschédé, moravam em Vétheuil, nos arredores de Paris. O artista morou lá de 1878 a 1881 e produziu cerca de 150 telas no local.
O quadro de Cézanne é de sua fase construtiva, quando vivia numa casa de campo perto de Aix-en-Provence. "O Menino de Colete Vermelho" (1888-1890) tem traços de sua fase mais pessoal, pós-impressionista, quando começou a assinar as telas do monte Sainte-Victoire.
A tela "O Conde Lepic e Suas Meninas" (1871) foi feita em Ménil-Hubert, na Normandia, durante a Guerra Franco-Prussiana, quando Degas estava na artilharia da Guarda Nacional Francesa.
Já "Castanheiro em Flor" (1890) é da fase final da produção de Van Gogh, que morreria naquele ano.
O museu suíço conta com obras de Delacroix, Vuillard, Manet e Toulouse-Lautrec, entre outros.


Com agências internacionais


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