São Paulo, sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

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Nova York vive "fashion armageddon"

Tempestades de neve e um frio rigoroso estão castigando os Estados Unidos, a ponto de o presidente Barack Obama ter usado o termo "snow armageddon" para definir a nevasca gigantesca que atingiu Washington na semana passada.
Antes disso, um "fashion armageddon" atingiu a moda americana, com a crise dos mercados em 2009, derrubando seriamente os negócios das grifes. Mas o pior momento do desastre parece ter passado, ao menos para a moda.
Os últimos números do varejo nos EUA, inclusive de luxo, indicam uma leve retomada do consumo. Um clima de apreensão e cautela deve, porém, marcar a temporada do outono-inverno 2010/11 da semana de moda nova-iorquina, que começou na quarta-feira, sob uma forte tempestade de neve, e vai até o próximo dia 18.
São quase 200 grifes de toda parte do mundo que mostram suas coleções na cidade. O evento central, a Mercedes Benz Fashion Week, ocorre pela última vez no Bryant Park. Na próxima temporada, migrará para o Lincoln Center. O principal evento paralelo é a semana MAC Milk, promovida pela indústria de cosméticos.
Duas marcas brasileiras, Carlos Miele e Alexandre Herchcovitch, desfilam no Bryant Park, na segunda, dia 15, e na quarta, dia 17, respectivamente. A Iodice mostrou sua coleção na última quarta, em um showroom.
Depois de Nova York, ocorrem as semanas de moda de Londres (de 19 a 24/2), Milão (de 24/2 a 3/3) e Paris (3/3 a 11/3). A Folha acompanhará "in loco" todas elas.


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