São Paulo, quinta, 12 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA DA BAHIA
Percussionistas gravam CD
Timbalada canta alegria dos pobres

SYLVIA COLOMBO
enviada especial a Salvador

"A Timbalada tá animada", grita o timbaleiro.
"Tá animadinha", grita o povão, em resposta.
E Carlinhos Brown, seu mentor e guru, acrescenta, em entrevista à Folha: "Tá na hora de pobre parar de chorar e gritar que quer andar de conversível".
Para um público eminentemente branco de cerca de 5.000 pessoas em duas noites, a Timbalada gravou no último final de semana, no Candyall Guetto Square, em Salvador, um disco ao vivo com seus maiores sucessos.
A ser lançado em abril, o CD quis registrar, a duas semanas do Carnaval, a recepção por isso mais calorosa do público aos hits do pelotão de batedores de lata.
Brown comandou a banda e os convidados como um estrategista de guerra. Mandou nos briguentos de plantão da platéia, nos timbaleiros e até em Caetano Veloso, convidado a saltitar com ele.
Veloso participou nas faixas "Margarida Perfumada", "Tieta" e homenageou Brown com "Meia Lua Inteira", do disco "Estrangeiro", primeira música do percussionista gravada por ele.
O disco conta ainda com a colaboração de Ivete Sangalo, que dividiu os vocais com Brown em "Toque de Timbaleiro".
"Ah! Eu tô contente, eu vou pra trás, eu vou pra frente", ao lado de outros refrões fáceis como os de "Água Mineral", "Meia Hora" e "Camisinha" apoiaram-se nos bons arranjos do conjunto de timbaus, guitarra, teclado e metais.
Algumas cenas das noites de gravação não devem compor o disco -o que não significa exatamente um prejuízo- como o balé dançado por Brown e Regina Casé e a versão achincalhada de "Será" perpetrada por Dado Villa-Lobos.
A Timbalada foi criada por Brown em 89 no Candeal, bairro pobre da capital baiana. Desde 96, o Candeal ganhou o Candyall Guetto Square, espaço idealizado também por Brown que, além de quadra de ensaio e shows, possui oficinas, bares e restaurantes.


A jornalista Sylvia Colombo viajou a convite da PolyGram.


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.