São Paulo, Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"OPERAÇÃO CUPIDO"
Gêmeas casamenteiras

da Equipe de Articulistas

Gêmeas separadas no nascimento encontram-se casualmente pela primeira vez aos 11 anos, num acampamento de férias, e planejam reconciliar a mãe, que vive em Londres, com o pai, que mora na Califórnia.
Com esse argumento seria possível fazer um melodrama, uma farsa ou uma fantasia romântica. "Operação Cupido", de Nancy Meyers, é uma mistura dessas três coisas, especialmente das duas últimas.
Refilmagem de "O Grande Amor de Nossas Vidas" (1961), de David Swift, "Operação Cupido" é baseado num romance do alemão Erich Kastner.
Na nova versão, Lindsay Lohan interpreta as duas gêmeas, a americana Hallie Parker e a inglesa Annie James.
O pai das meninas, Nick Parker (Dennis Quaid), é um produtor de vinhos da Califórnia; a mãe, Elizabeth James (Natasha Richardson), uma famosa estilista de Londres.
Com o intuito de reconciliá-los, as gêmeas trocam secretamente de identidade. Mas seu plano tem de enfrentar um obstáculo imprevisto. Depois de 11 anos vivendo como solteirão, Nick ficou noivo de Meredith (Elaine Hendrix), uma sirigaita que só quer dar o golpe do baú.
Seguem-se as estripulias normais de uma farsa, em que simpáticos coadjuvantes -a governanta de Nick e o mordomo de Elizabeth- espelham em chave cômica o romance do par central, enquanto as gêmeas aprontam o diabo com a vilã Meredith.
Em seu gênero, o filme "funciona" bem, como gostam de dizer os americanos. A parte inicial, no acampamento, antes de as meninas descobrirem seu parentesco, é um tanto longa e redundante, mas depois a história ganha ritmo.
Os personagens são ostensivamente ricos, de ambos os lados do Atlântico. Rolls-Royces, iates e mansões estão ali para confirmar que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um pobre entrar no reino das fantasias românticas de Hollywood.
A música feita para o filme (por Alan Silvestri) é o melô de sempre, mas as canções incidentais são ótimas: Beatles, Ray Charles e Glenn Miller colocados no lugar exato.
E repare: o truque de merchandising do avião Concorde é idêntico ao usado em "Sabrina". Até nisso os americanos se repetem. (JGC)
Filme: Operação Cupido
Direção: Nancy Meyers
Com: Lindsay Lohan, Dennis Quaid, Natasha Richardson
Quando: estréia hoje nos cines Gazeta, Eldorado 2 e circuito



Texto Anterior: Cinema - "Maus Hábitos": Pedro Almodóvar mescla blasfêmia e deboche
Próximo Texto: Para o mundo: Douglas Santi estuda com Ducasse
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.