São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Um Maluco no Exército
SBT, 14h45.

(In the Army Now). EUA, 1994, 92 min. Direção: Daniel Petrie Jr. Com Pauly Shorb, Lori Petty, David Alan Grier. Pauly Shorb entra para escola militar com o objetivo de passar imediatamente para a reserva e, com isso, receber pensão. Os problemas começam quando surge no horizonte uma guerra fora de programa.

Mortal Combate
Globo, 15h35.

(Mortal Kombat). EUA, 1995, 98 min. Direção: Paul Anderson. Com Christopher Lambert, Bridgette Wilson. Coqueluche entre a garotada, há alguns anos, o jogo "Mortal Kombat" ganhou aqui uma versão filme.

O Santo
Globo, 22h05.

(The Saint). EUA, 1997, 116 min. Direção: Phillip Noyce. Com Val Kilmer, Elisabeth Shue, Rade Serbedzija. Mafiosos contratam ladrão para se apossar de uma fórmula. Problema: o ladrão se apaixona pela cientista que criara a fórmula e dá uma banana para seus clientes.

Alvo Explosivo
Record, 22h30.

(First Light). EUA, 1991, 88 min. Direção: Bob Misiorowski. Com Michael Paré, Janes Lee. Soldado vai à fronteira do Iraque com a missão de proteger a vida da filha de um milionário norte-americano.

O Olho Mágico do Amor
Bandeirantes, 23h.

Brasil, 1981, 86 min. Direção: Ícaro Martins e José Antonio Garcia. Com Tania Alves, Carla Camurati, Enio Gonçalves, Sergio Mamberti, Arrigo Barnabé. Garota (Camurati) que arranja emprego como secretária na zona de prostituição toma contato, por um buraco, com as atividades de uma prostituta (Alves). O efeito sobre seu imaginário é retumbante. Um belo filme sobre sexualidade, com um pé na Vila Madalena e outro na Boca do Lixo. Um dos bons e desabusados filmes brasileiros dos anos 80.

Intercine
Globo, 2h20.

Abre a semana o eleito do público,"Agonia e Glória" (1980, de Samuel Fuller, com Lee Marvin, Robert Carradine).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Eurochannel exibe Ken Loach

Ken Loach é um raro caso de cineasta de esquerda que permanece de esquerda e observa com paixão os pobres. Aliás, no cinema atual, atentar aos pobres -de igual para igual- já é uma raridade, o que torna seus filmes atraentes de saída, apesar da irregularidade de sua produção.
"Terra e Liberdade" (Eurochannel, 21h30, 3h30) é o caso de um filme muito feliz. Ao ressuscitar a Guerra Civil Espanhola, Loach coloca em destaque um momento em que a esquerda, mundialmente, uniu-se em torno de uma causa.
Mas à história do inglês que vai lutar na Espanha (o que acentua o caráter internacional daquela luta) não faltarão também desilusões profundas. Também se pode fazer filme de esquerda sem ser esquerdistamente ingênuo. (INÁCIO ARAUJO)

ENTREVISTA

Ruy Castro bate-papo com internautas no Multishow
O escritor é o convidado de hoje do "Bate-Papo Digital", que vai ao ar às 22h30. Na atração, comandada por Lorena Calábria, Castro fala sobre seu primeiro romance, "Bilac Vê Estrelas", comenta a remuneração dos escritores e adianta seus planos editoriais.

COMPORTAMENTO

National Geographic exibe matriarcado chinês
"Reino Feminino" (à 0h de amanhã) é um documentário sobre a população musuo, que habita o lago Lugu, na China. O nome da produção vem do apelido do grupo. Entre os musuos, todas as decisões sociais, familiares e políticas são tomadas por mulheres.

MULHER

GNT investiga o cotidiano das norte-americanas
Parte da faixa "Nosso Tempo", o programa "Reação Fatal" (GNT, 22h30) tem como tema as mulheres dos EUA. Por meio de reportagens, depoimentos e análises, o documentário aborda as possibilidades e condições das mulheres na sociedade norte-americana.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Aceitar riscos é boa idéia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.