São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Mostra traz pinturas, de 1605 a 1693, de Utrecht (Holanda)
Pinacoteca expõe "Mestres do Século de Ouro"

da Redação

Com obras pertencentes ao Central Museum Utrecht (Holanda), a Pinacoteca inaugura hoje a mostra "Mestres do Século de Ouro na Pintura Holandesa".
O século em questão é o 17, e as telas são representantes da Escola de Utrecht, que engloba o apogeu do maneirismo, o caravagismo barroco e algumas vertentes do classicismo.
São trinta pinturas, datadas de 1605 a 1693, de 18 artistas, como Abraham Bloemaert, considerado o pai da Escola de Utrecht, que iniciou sua carreira no auge do maneirismo, estilo marcado pelos tons pastéis e por figuras alongadas contorcidas. Bloemaert terá cinco telas na mostra.
Com o apogeu entre 1620 e 1630, o caravagismo -influenciado pelo italiano Michelangelo Merisi de Caravaggio-, tem como forte característica o uso de uma iluminação dramática, provocada por uma fonte de luz oculta, além de algumas composições que chegam a lembrar cenas de teatro.
Essa corrente vem representada na mostra por nomes como Dirk van Baburen e Gerrit van Honthorst.
Já as cores transparentes e gélidas, os desenhos uniformes e os contornos bem definidos do classicismo começaram a semear em 1630, e na Pinacoteca serão representados, principalmente, pela obra "A Pomona", de Hendrick Bloemaert.
Artistas de Utrecht seguidores de outros estilos também compõem essa exposição. De Jan Baptist Weenix, a Pinacoteca mostra trabalhos italianizantes, formados por paisagens idealizadas, normalmente associadas a ruínas, servindo de cenário para cenas religiosas e mitológicas ou simples acontecimentos.
Representando a natureza morta, destacam-se dois nomes: Jan Davidszoon de Heem e Joost Corneliszoon Droochsloot.

Exposição: Mestres do Século de Ouro na Pintura Holandesa Vernissage: hoje, às 19h (só para convidados) Quando: terça a domingo, das 10h às 18h; até 26 de abril Onde: Pinacoteca do Estado (av. Tiradentes, 141, tel. 227-6329) Quanto: R$ 5 e R$ 2 (estudante); às qui., entrada franca; menores de 7 anos e maiores de 65, grátis



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.