São Paulo, Sexta-feira, 12 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reta final promete "guerra"

de Nova York

A reta final da corrida para o Oscar promete ser uma guerra publicitária entre os dois principais contendores, "Shakespeare Apaixonado" e "O Resgate do Soldado Ryan". A Miramax já gastou cerca de US$ 15 milhões para promover "Shakespeare". A Dreamworks vai adicionar US$ 2 milhões ao orçamento de US$ 2,9 milhões para a campanha de seu produto. "Shakespeare" é uma comédia romântica de costumes. "Ryan" é um épico de guerra.
Ambos os estúdios negam que esteja acontecendo uma "guerra", mas o jornal "Los Angeles Times" pintou um quadro diferente.
O executivo Jeffrey Katzenberg, da Dreamworks, teria ficado furioso ao ler o artigo da "New York" e disse: "Não há outra saída senão intensificarmos nossa campanha".
A Miramax é reconhecida pelo sucesso de suas campanhas de marketing. Ela conseguiu levar o filme italiano "O Carteiro e o Poeta" ao Oscar na categoria principal e centralizou, entre outros, a estratégia de "O Paciente Inglês".
A necessidade de vencer um Oscar é que ele garante prestígio e dinheiro ao seu detentor. "Shakespeare" já conseguiu arrecadar US$ 65 milhões em bilheteria doméstica até o momento. Até o Oscar, a Miramax projeta que chegará a US$ 80 milhões. Se ganhar melhor filme, ultrapassará a barreira dos US$ 100 milhões. "O Resgate do Soldado Ryan" já faturou US$ 200 milhões nos EUA, cerca de US$ 15 milhões durante seu relançamento no mês passado. (MaD)


Texto Anterior: Milhões são gastos para promover "Vida"
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.