São Paulo, quinta-feira, 12 de abril de 2001

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TELEVISÃO
Presidente da emissora acusa TV dos EUA de boicotar canal Band News e de favorecer o concorrente Globo News

Bandeirantes protesta em carta à CNN

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do grupo Bandeirantes, João Carlos Saad, deve enviar hoje à CNN carta questionando a emissora norte-americana, que, segundo ele, se recusa a negociar a venda de material jornalístico para o canal Band News.
Saad afirma que a recusa da CNN em fornecer imagens para o Band News, lançado há menos de um mês, favorece o canal pago Globo News, das Organizações Globo, também noticioso.
Para o presidente da Bandeirantes, o suposto boicote da CNN ao Band News se insere em um contexto de "concentração" de veículos e fontes de informação pelas Organizações Globo.
A Turner Broadcasting System Latin America, que gerencia os negócios da CNN no Brasil, e a TV Globo não comentaram diretamente o assunto (leia ao lado).
Veiculado pela DirecTV, TVA e operadoras independentes, o Band News é o único canal pago nacional sem vínculos com a Globosat, programadora de TV paga da Globo e fornecedora das operadoras Net e Sky, das Organizações Globo e associadas.
Segundo Saad, desde outubro do ano passado executivos da emissora vêm tentando negociar, sem sucesso, um acordo com a CNN -que já fornece material para a Band, assim como outras TVs abertas, e para a Globo News. O contrato da CNN com a Globo News não prevê exclusividade.
"Desde que se desenhou o canal (Band News), começaram as conversas (com a CNN). E começou a demorar, demorar, demorar e, depois, silêncio."
Sem a CNN, a única fonte de noticiário internacional do Band News está sendo a agência Reuters. "Nós queríamos a CNN porque é importante ter mais fontes de informação e porque a CNN é independente", diz Saad.
Para Saad, a recusa da CNN em fornecer material para o Band News se daria porque a emissora dos EUA estaria sendo pressionada pela Globo ou teria medo de dar conteúdo a um concorrente da Globo News.
Segundo Saad, a "CNN sempre quis fazer" parcerias na área de jornalismo com grupos de comunicação brasileiros e nunca escondeu o desejo de lançar um canal CNN em português no país. "Mas a CNN sempre teve medo de fazer qualquer coisa na área de jornalismo. Todo mundo fica com medo de fazer as coisas", afirma.
"A CNN nasceu para romper com estruturas e agora está fazendo o mesmo jogo que combateu", diz Saad.


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