São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 2002

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TELEVISÃO

SBT vai divulgar audiência em site e celular

Divulgação/SBT
PALCO
Patrícia Coelho grava, quinta, participação na novela "Marisol", do SBT; ela cantou "Eu Te Amo Você" no bar da Zulema (Gabriela Alves), versão do SBT para o bar da Jura, de "O Clone"


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O SBT começa no segundo semestre a medir audiência em tempo real na Grande São Paulo. Os dados serão coletados em 250 domicílios, transmitidos por telefone celular para uma central e divulgados, também em tempo real, minuto a minuto, em um site. Até o final do ano, as informações também deverão estar disponíveis, de graça, para aparelhos de celular com tecnologia wap.
"Queremos fazer um negócio transparente, confiável e que possa ser auditado", diz Alfonso Aurin, superintendente de engenharia do SBT, que desde 1990 estuda um sistema alternativo ao Ibope de medição de audiência.
O sistema se chama Adviser. Trata-se de um aparelho que substitui o controle remoto, identifica o telespectador e o canal que a TV está sintonizada e transmite as informações para uma central.
O negócio teve um investimento de US$ 1 milhão. É consequência da eterna desconfiança de Silvio Santos em relação aos dados do Ibope. São sócios do empreendimento o próprio Aurin, Silvio Santos e Raul Garafulick, dono de emissora de TV na Bolívia.
A amostra dos domicílios que receberão o Adviser está sendo montada pela Geopolitics, empresa do sociólogo Carlos Novaes. O SBT não irá saber quais são os domicílios que terão o aparelho.
Depois de São Paulo, Silvio Santos pretende instalar o sistema em cidades médias que não têm medição do Ibope e em outros países.

OUTRO CANAL

Bomba 1
Foi o assunto da semana entre publicitários. Em entrevista à revista "Meio & Mensagem" desta semana, Guilherme Stoliar, superintendente comercial do SBT, disse que a Globo tem 75% das verbas publicitárias, apesar de deter "só" 45% da audiência, porque possui "a chave do cofre e a chave da cadeia na mão".

Bomba 2
Stoliar não deixou claro o que quis dizer. Sobre a chave do cofre, se refere à prática das emissoras de pagar bonificações a agências que gerarem determinado faturamento _o que as levaria a programar mais verbas para a Globo. A chave da cadeia ainda é um enigma. A Globo não comentou a declaração de Stoliar.

Verde
O canal pago infantil Nickelodeon começa em maio a produzir programas no Brasil. A primeira etapa será a escolha de garotos, de 12 a 15 anos, que formarão a "Patrulha Nick" e atuarão como âncoras ou VJs da programação do canal, que não descarta, no futuro, a produção de "games shows" no país. Atualmente, toda a programação do Nickelodeon é produzida nos Estados Unidos. A idéia é dar ao canal uma "cara mais brasileira".

Cadeira
Diretor de programas da Bandeirantes, Hélio Vargas assume segunda-feira a direção de programação da Record.

E-mail- daniel.castro@uol.com.br



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