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TELEVISÃO
SBT vai divulgar audiência em site e celular
Divulgação/SBT
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PALCO
Patrícia Coelho grava, quinta, participação na novela "Marisol", do SBT; ela cantou "Eu Te Amo Você" no bar da Zulema (Gabriela Alves), versão do SBT para o bar da Jura, de "O Clone"
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
O SBT começa no segundo semestre a medir audiência em
tempo real na Grande São Paulo.
Os dados serão coletados em 250
domicílios, transmitidos por telefone celular para uma central e divulgados, também em tempo real,
minuto a minuto, em um site. Até
o final do ano, as informações
também deverão estar disponíveis, de graça, para aparelhos de
celular com tecnologia wap.
"Queremos fazer um negócio
transparente, confiável e que possa ser auditado", diz Alfonso Aurin, superintendente de engenharia do SBT, que desde 1990 estuda
um sistema alternativo ao Ibope
de medição de audiência.
O sistema se chama Adviser.
Trata-se de um aparelho que
substitui o controle remoto, identifica o telespectador e o canal que
a TV está sintonizada e transmite
as informações para uma central.
O negócio teve um investimento de US$ 1 milhão. É consequência da eterna desconfiança de Silvio Santos em relação aos dados
do Ibope. São sócios do empreendimento o próprio Aurin, Silvio
Santos e Raul Garafulick, dono de
emissora de TV na Bolívia.
A amostra dos domicílios que
receberão o Adviser está sendo
montada pela Geopolitics, empresa do sociólogo Carlos Novaes.
O SBT não irá saber quais são os
domicílios que terão o aparelho.
Depois de São Paulo, Silvio Santos pretende instalar o sistema em
cidades médias que não têm medição do Ibope e em outros países.
OUTRO CANAL
Bomba 1
Foi o assunto da semana entre publicitários. Em entrevista
à revista "Meio & Mensagem" desta semana, Guilherme Stoliar,
superintendente comercial do SBT, disse que a Globo tem 75% das
verbas publicitárias, apesar de deter "só" 45% da audiência, porque
possui "a chave do cofre e a chave da cadeia na mão".
Bomba 2
Stoliar não deixou claro o que quis dizer. Sobre a chave do
cofre, se refere à prática das emissoras de pagar bonificações a
agências que gerarem determinado faturamento _o que as levaria a
programar mais verbas para a Globo. A chave da cadeia ainda é um
enigma. A Globo não comentou a declaração de Stoliar.
Verde
O canal pago infantil Nickelodeon começa em maio a
produzir programas no Brasil. A primeira etapa será a escolha de
garotos, de 12 a 15 anos, que formarão a "Patrulha Nick" e atuarão
como âncoras ou VJs da programação do canal, que não descarta,
no futuro, a produção de "games shows" no país. Atualmente, toda a
programação do Nickelodeon é produzida nos Estados Unidos. A
idéia é dar ao canal uma "cara mais brasileira".
Cadeira
Diretor de programas da Bandeirantes, Hélio Vargas
assume segunda-feira a direção de programação da Record.
E-mail- daniel.castro@uol.com.br
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