São Paulo, segunda-feira, 12 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Série despe glamour da vida das modelos

CLÁUDIA CROITOR
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DO RIO

Horas de espera para passar outras horas em posições desconfortáveis provando roupas ou em sessões de fotos com fotógrafos temperamentais; viagens para lugares onde ninguém fala sua língua e onde tudo é muito caro para tentar trabalhos que rendam o suficiente para o aluguel.
O documentário "Vida de Modelo", que o canal GNT exibe de hoje até quarta, às 23h30, mostra que nem tudo -ou quase nada, às vezes- é glamour na vida das colegas de Gisele Bündchen.
Com acesso irrestrito a uma agência, a produção do Channel 4 inglês acompanhou o cotidiano de modelos tanto iniciantes quanto consagradas no mercado e constatou: a vida não é fácil.
O programa captou o processo de seleção, os primeiros trabalhos, a relação com os grandes estilistas. Três modelos em especial tiveram suas rotinas acompanhadas de perto pela equipe.
Uma delas, recém-descoberta pela agência, faz seus primeiros trabalhos. Sempre com a mãe, chega exausta ao final de uma das sessões de foto. "Queria deitar um pouco. E estou com saudades do meu jeans", diz.
A segunda, já com alguma experiência, enfrenta sua grande primeira viagem a trabalho: vai para o Japão. Chegando lá, depois de um dia inteiro viajando, nada de mordomia. Vai direto para uma agência em Tóquio ser fotografada, fichada e fazer testes para o seu primeiro trabalho no país, um catálogo de vestidos de noiva.
Com vestidos esquisitos, uma longa sessão de fotos e ninguém falando sua língua, a menina faz lembrar cenas de Bill Murray no filme "Encontros e Desencontros", de Sofia Coppola.
A terceira modelo acaba de comprar um apartamento em Nova York. Já consagrada no mercado, é acostumada a capas de revista, desfiles para grifes, temporadas em Paris. Mas, como mostra o especial, a vida dela também está longe de ser só glamour.


VIDA DE MODELO. Quando: de hoje a quarta, às 23h30, com reapresentação às 5h e às 17h dos dias seguintes, no GNT

Jerry Lewis e a multiplicidade

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Mensageiro Trapalhão" (Telecine Classic, 13h45) é o filme com que Jerry Lewis passa à direção e estabelece já as diferenças.
Em vez de fundar o filme sobre uma história, conforme a tradição, ele é não mais do que uma série de "gags" tendo por centro a figura do mensageiro de hotel (o próprio Jerry Lewis, claro).
Em vez de fazer seu tipo clássico, de sujeito deslocado numa sociedade ultraprodutiva, o comediante consagrado já anunciava aquela que seria sua característica principal como diretor, que é a exploração da múltipla personalidade (médico e monstro, por exemplo).
Mas é ao trabalhar o "nonsense" que Jerry Lewis dá toda a dimensão de sua originalidade e de sua importância no cinema do século 20, como realizador.

FILMES DE HOJE

Loucademia de Polícia 4 - Cidadãos em Patrulha
SBT, 14h50.

(Police Academy 4: Citizens on Patrol). EUA, 87, 87 min. Direção: Jim Drake. Com Steve Guttenberg, Bubba Smith, Michael Winslow. Os veteranos da velha academia ajudam o comandante Lassard a levar adiante seu plano de treinar os cidadãos, de modo a eliminar os criminosos das redondezas. E aí é aquele humorzinho mais ou menos que essa série interminável consagrou em tantas seqüências.

Ghost - Do Outro Lado da Vida
Globo, 15h40.

(Ghost). EUA, 90, 127 min. Direção: Jerry Zucker. Com Demi Moore, Patrick Swayze, Whoopi Goldberg. Demi Moore está bem inclinada a aceitar os avanços que lhe faz um mau-caráter. Mas o espírito do namorado (Swayze) não tem paz. E serve-se de uma falsa médium (Goldberg) para passar suas mensagens. Enorme sucesso a seu tempo, "Ghost" joga com o sentimentalismo -resgatou a "Unchained Melody", dos Righteous Brothers, para dar uma idéia- e com o além, essas coisas. E salva-se graças ao humor de Whoopi Goldberg e a Demi Moore, que era uma graça.

Náufrago
Globo, 22h.

(Cast Away). EUA, 00, 143 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Tom Hanks, Helen Hunt. Depois de ensinar aos russos o "american way" de trabalho, Tom Hanks, um funcionário de serviço de entregas sofre um acidente aéreo. Sozinho em uma ilha, precisa reaprender a viver. Interessante reflexão de Robert Zemeckis sobre a superioridade americana no mundo e, sobretudo, sobre a fragilidade do homem e de suas coisas. Inédito.

Pacífico Sul
SBT, 1h30.

(South Pacific). EUA, 01. Direção: Richard Pearce. Com Glenn Close, Harry Connick Jr. Musical ambientado na Polinésia, Segunda Guerra Mundial, onde uma enfermeira descobre o amor ao conhecer um fazendeiro francês. Feito para TV a cabo recomendável apenas para fãs do gênero. Inédito.

Intercine
Globo, 2h40.

Começando a semana pós-Páscoa, ficamos com o indicado pelos votantes, "O Silêncio do Lago" (93, de George Sluizer, com Jeff Bridges, Kiefer Sutherland), que derrotou o rival "Bugsy" (91, de Barry Levinson, com Warren Beatty, Annette Bening, Harvey Keitel). Ao longo da semana, o telefone para votar no primeiro filme é 0800.70.9011; o número para votar no segundo é 0800.70.9012 (o que vale em todas as sessões, de segunda a sexta).

Os Três Desafios de Tarzã
SBT, 4h10.

(Tarzan's Three Challenges). EUA, 63, 100 min. Direção: Robert Day. Com Jock Mahoney, Woody Strode. Um chefe tirano tenta capturar Tarzã, mas o homem que se criou na selva entre os primatas contará com a ajuda dos animais da floresta para derrotar o tal chefe e sua tribo.
(INÁCIO ARAUJO)

Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.