São Paulo, domingo, 12 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Madagascar    
Globo, 13h10; não indicado a menores de 12 anos. (Madagascar). EUA, 2005, 86 min. Direção: Eric Darnell e Tom McGrath.
Animação em que um grupo de animais escapa do cativeiro no zoológico e parte para o mundo. Seus problemas começam depois que são localizados por um grupo de radicais defensores dos animais que armam um jeito de mandá-los para a África nativa. No fundo, estamos tratando de imigração, repressão etc., bem à maneira das animações do século 21, que é onde de fato se fala de coisa séria.

A Lenda  
Bandeirantes, 21h; livre. (Legend). Inglaterra, 1985, 91 min. Direção: Ridley Scott. Com Tom Cruise, Mia Sara, Tim Curry.
Princesa (Sara) é sequestrada após tocar num unicórnio, animal sagrado. Tom Cruise vai ao domínio do mal para recuperá-la. Os frufrus visuais de Scott, com suas névoas e contraluzes, encontram o tema adequado aqui, mas, como na maior parte de sua filmografia, não necessariamente o cinema mais adequado. É Cruise, o mais emblemático astro de nossos tempos, quem inacreditavelmente segura as pontas.

Jurassic Park - Parque dos Dinossauros    
Record, 22h; livre. (Jurassic Park). EUA, 1993, 126 min. Direção: Steven Spielberg. Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum.
Milionário cria parque de dinossauros, gerados a partir de partículas de DNA fossilizadas. Os humanos (alguns deles) estão lá para brincadeira. Os dinossauros, não. O show é deles, e as trucagens são verdadeiramente fantásticas. Elas são o filme.

Superman - O Retorno   
SBT, 22h30; não indicado a menores de 10 anos. (Superman Returns). EUA, 2006, 154 min. Direção: Bryan Singer. Com Brandon Routh, Kate Bosworth, Kevin Spacey.
O grande herói dos quadrinhos retorna renovado, trazendo consigo algumas fraquezas e às voltas com uma Louis Lane bastante safada. Mas, se Singer segurou as pontas em "X-Men", aqui é um arremedo de eventos malfilmados. De quebra, a referência direta ao filme de 1978, com Christopher Reeve e Marlon Brando, soa oportunista. Nada super, o filme pelo menos se mantém em voo. Inédito.

X-Men - O Filme   
Globo, 23h35; não indicado a menores de 12 anos. (X-Men). EUA, 2000, 104 min. Direção: Bryan Singer. Com Hugh Jackman, Patrick Stewart, Ian McKellen, Halle Berry.
No futuro, grupo de mutantes dotados de superpoderes rebela-se e tenta dominar o mundo. É bom para justificar a frase do crítico francês Louis Skorecki, segundo a qual mutantes são uma das ideias mais cretinas jamais criadas. Singer faz, no entanto, um filme fluente, embora tenha trabalhos melhores.

Anjos Rebeldes 2  
Bandeirantes, 1h; não indicado a menores de 18 anos. (The Prophecy 2). EUA, 1998, 104 min. Direção: Greg Spence. Com Christopher Walken, Russell Wong, Jennifer Beals.
Sequência de curioso filme em que a guerra dos anjos rebeldes, envolvendo o arcanjo Gabriel (Walken), descrita na Bíblia, envolve os humanos. Walken é um dos maiores atores do mundo, mas sempre se manteve fiel a encarar produções pífias, como se fosse um vício em drogas mesmo.

Garota da Vitrine   
Globo, 1h25; não indicado a menores de 12 anos. (Shopgirl). EUA, 2005, 106 min. Direção: Anand Tucker. Com Steve Martin, Claire Danes, Jason Schwartzman, Bridgette Wilson.
Adaptação de um romance de Steve Martin pelo próprio, que interpreta Ray Porter, senhor divorciado e arranjado na vida, a quem se liga Claire Danes, a vendedora de um magazine. Para ela, o homem representa a solução de seus problemas, econômicos sobretudo. Mas o aparecimento de outro jovem na história (Schwartzman) vai complicar a situação. A conferir. Inédito.

Doidas Demais   
Globo, 3h10; não indicado a menores de 14 anos. (The Banger Sisters). EUA, 2002, 98 min. Direção: Bob Dolman. Com Goldie Hawn, Susan Sarandon, Geoffrey Rush.
O reencontro de duas amigas que viveram intensamente o rock dos anos 80. Uma delas (Goldie Hawn) mudou menos do que seria desejável. A outra (Susan Sarandon), mais. O hiato de tempo é o centro deste filme muito simpático, mas menos audaz do que sugere seu assunto. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Chega de ovo! Não tô OVINDO nada!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.