São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Japão é revisitado em peça de Bausch

Fruto de coprodução da coreógrafa alemã com a cidade de Saitama, "Ten Chi" estreia quinta no Teatro Alfa


Turnê brasileira incluía também outra peça, que foi cancelada por conta de atrasos na reforma do Teatro Municipal

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

No Japão da coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009), flores de cerejeira caem do céu feito neve, homens engravatados se entrecruzam e baleias dividem o palco com bailarinos.
O forte apelo visual criado pelo cenógrafo Peter Pabst é marca maior de "Ten Chi" (2004), coprodução da companhia Wuppertal TanzTheater com a cidade japonesa de Saitama que, após curta temporada no Rio, estreia em São Paulo nesta quinta, no teatro Alfa.
Desde 1986, o grupo elabora peças em parceria com diferentes países. Segundo o diretor artístico Dominique Mercy, a decisão não foi apenas de ordem financeira, mas também conceitual.
Nada mais natural para um grupo essencialmente multicultural -com bailarinos provenientes da França, Espanha, Brasil, Indonésia, entre outros- do que embrenhar-se no universo alheio.
"Foi uma maneira de enriquecer os trabalhos, de estar mais aberto ao que se encontra no mundo que nos cerca", afirma Mercy.
Para criar "Ten Chi", o grupo passou duas semanas em residência no Japão captando aromas, dramaturgias e movimentos que foram retrabalhados em forma de coreografia. "É uma peça com uma atmosfera calma, mais tranquila", diz o diretor.
A princípio, a temporada brasileira incluía também outra obra, a ópera-dança "Ifigênia em Tauris", que seria apresentada em São Paulo, mas teve de ser cancelada por conta de atrasos na reforma do Teatro Municipal.
De acordo com o empresário da companhia no Brasil, Emílio Kalil, não houve tempo para transferir as apresentações para outro palco.

PRÓXIMOS PASSOS
Enquanto a companhia excursiona pelo país, ele já pensa na próxima turnê, prevista para 2013. "Bandoneon" (1981) e "Full Moon" (2006) são os trabalhos cotados para o novo programa.
Até lá, o grupo segue firme no propósito de manter vivo o repertório da coreógrafa, morta há quase dois anos.
O grande evento de 2011 é o lançamento de "Pina", filme de Wim Wenders apresentado em fevereiro durante o 61º Festival de Berlim.
Rodado em 3D, o longa é um tributo que registra ensaios e apresentações do grupo na cidade alemã de Wuppertal, onde é sediada. A estreia está prevista para o segundo semestre.
Outro grande momento acontece em junho de 2012, na Olimpíada Cultural de Londres, quando a companhia encenará em sequência dez de suas coproduções feitas com diferentes países.

TEN CHI
QUANDO qui., sáb., seg. e ter., às 21h, e dom., às 18h
ONDE teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722; tel. 0/xx/ 11/5693-4000)
QUANTO de R$ 60 a R$ 200
CLASSIFICAÇÃO 12 anos




Texto Anterior: Folha.com
Próximo Texto: Seguidor traz Grotowski aos brasileiros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.