São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival pode ter onda de protestos

DA REPORTAGEM LOCAL

Organizadores do Festival de Cannes se reuniram ontem com representantes dos "intermitentes" (categoria de técnicos em espetáculos cênicos e obras audiovisuais), para tentar evitar uma onda de manifestações durante este 57º festival. Não houve acordo.
Os "intermitentes" estão em campanha contra a provável adoção, pelo governo francês, de medidas que implicariam perdas trabalhistas para a categoria, sobretudo no seguro desemprego.
No ano passado, quando as medidas já estavam em estudo, os técnicos realizaram uma greve que resultou na suspensão do 57º Festival de Teatro de Avignon, o mais importante do gênero na França. O cancelamento do festival, orçado em 8,5 milhões (R$ 31,5 milhões), foi decidido na data de sua abertura. Foi necessário devolver o valor de 64 mil ingressos vendidos.
Os dirigentes de Cannes dizem que não há trabalhadores "intermitentes" engajados na organização da mostra, apenas nas equipes dos filmes participantes. O festival ofereceu à categoria sediar debates e algumas pequenas manifestações, para tentar manter sob controle a atuação dos "intermitentes". Nem todos os sindicatos representantes dos trabalhadores concordaram com a idéia.
A diretora francesa Agnès Jaoui ("O Gosto dos Outros") apóia os "intermitentes". Ela disputa a Palma de Ouro com "Comme une Image" e deve direcionar as atenções do filme aos manifestantes.
Em 2003, uma greve geral, na véspera da abertura do Festival de Cannes (de 14 a 25/5), retardou a chegada de participantes. Além da histórica greve de maio de 68, o festival enfrentou outra, em 1977.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Fora do eixo
Próximo Texto: Filme de Walter Salles não está entre favoritos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.