São Paulo, domingo, 12 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

LITERATURA

Documentário discute obra de Dan Brown

ALEXANDRE MATIAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Money, money, money!", exclama o escritor Umberto Eco ao ser perguntado sobre o que seria o tesouro que os Cavaleiros Templários descobriram na Terra Santa, no tempo das Cruzadas. Contrariando a versão atualmente mais popular, de que os monges-guerreiros teriam encontrado documentos que provariam que a Igreja Católica esconderia segredos sobre a verdadeira história de Jesus Cristo, o autor de "O Nome da Rosa" é apenas um dos entrevistados pelo documentário "O Código Da Vinci: Segredos e Revelações".
A presença de Eco é um dos grandes trunfos do programa, que reúne escritores relacionados ao best-seller de Dan Brown, "O Código Da Vinci", thriller policial em que um professor de história da arte descobre que o pintor Leonardo Da Vinci passou, por meio de suas telas mais famosas, o maior segredo da Igreja Católica.
Além de Eco, autor do romance "O Pêndulo de Foucault", que lidava com temas semelhantes ao "Código" de Brown, ainda dão entrevistas para o documentário nomes como Margaret Starbird, Henry Lincoln e Darrell L. Bock. Mas a grande estrela do documentário é o autor do livro que deu origem à polêmica, o próprio Dan Brown.
O documentário também acerta ao ampliar o espectro da discussão do livro de Brown além de um Da Vinci criptólogo, uma Igreja Católica irredutível e de um Jesus Cristo casado. "Segredos e Revelações" aprofunda-se sobre os Cavaleiros Templários, o mistério de Rennes Les Chateau, uma santa cigana no sul da França, que poderia ser filha de Jesus e um quadro de um aluno de Da Vinci que pinta uma mulher idêntica ao polêmico São João da "Última Ceia". Mas é melhor ler o livro antes, senão ele perde a graça.


O Código Da Vinci
Quando:
hoje, às 21h, no National Geographic

TV ABERTA

Diretor produz musical hilário em "Esperando por..."

Os Xeretas
Cultura, 20h.
Brasil. Direção: Michael Ruman. Com Francisco Cuoco, Fábio Lins, José Eduardo Gomes. Três amigos encontram uma menina perdida e descobrem que ela é um ser espacial que teria perdido um medalhão muito importante. Eles partem então em busca do medalhão. Sem referências.

Black Dog - Uma Estrada Alucinante
Record, 20h30.
(Black Dog). EUA, 1998, 89 min. Direção: Kevin Hooks. Com Patrick Swayze, Randy Travis, Gabriel Casseus, Meat Loaf. Ex-presidiário em dificuldade e na condicional pega trabalho que consiste em levar encomenda de uma cidade a outra. Problemas: o caminhão está cheio de armas ilegais, coisa que ele ignorava, e o FBI está bem de olho.

Difícil de Matar
SBT, 22h30.
(Hard to Kill). EUA, 1990, 95 min. Direção: Bruce Malmuth. Com Steven Seagal, Kelly Le Brock, William Sadler, Frederick Coffin. Policial sobrevive a atentado em que morre sua mulher. Depois de sete anos no estaleiro, levanta e vai treinar artes marciais, preparando-se para a vingança. Ela virá.

Viagem a Marte
Bandeirantes, 1h.
(Journey to Mars). EUA,1995, 120 min. Direção: Robert Mandel. Com Tamara O'Neil, Ryan West, Eric Altman. Nave prestes a chegar em Marte tem problemas e precisa regressar à Terra. Chegando, descobre-se que havia grandes grupos interessados no fracasso da viagem. Feito para TV.

Amor em Chamas
SBT, 1h30.
(Hanover Street). EUA, 1979, 109 min. Direção: Peter Hyams. Com Harrison Ford, Lesley-Anne Down, Christopher Plummer. Durante a Segunda Guerra, militar norte-americano (Ford) encontra e se apaixona por enfermeira inglesa (Down), por sinal casada. Seguem-se bombardeios, e não serão o perigo maior.

Esperando por Guffman
SBT, 3h15.
(Waiting for Guffman). EUA, 1996, 84 min. Direção: Christopher Guest. Com Lewis Arquette, Bob Balaban. O próprio diretor (e roteirista) faz o papel do diretor teatral da pequena Blaine, Missouri, que prepara um musical com atores locais para comemorar os 150 anos da cidade. Em dado momento, ele começa a crer que um grande produtor da Broadway mandaria um olheiro para ver o espetáculo. Filme elogiado nos EUA, mas ninguém espere por um "Esperando Godot".

Zenon, a Zequência
SBT, 4h45.
(Zenon - The Zequel). EUA, 2001, 100 min. Direção: Manny Coto. Com Kirsten Storms, Lauren Maltby, Susan Brady, Robert Curtis-Brown. A adolescente Zenon tenta demonstrar a existência dos ETs na estação espacial em que vive. Sequência de comédia de ficção científica sem graça e sem nenhum futuro. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.