São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Billy Wilder investiga caráter em "Inferno 17"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O canalha é sempre o primeiro suspeito, e não é diferente o destino do sargento J.J. Sefton, ou William Holden, prisioneiro em um campo alemão durante a Segunda Guerra, depois que uma tentativa de fuga falha.
Se falhou, é o raciocínio, é que houve traição. Se houve traição, só pode ter sido Sefton, que afinal especializou-se em transações escusas no campo. O que Billy Wilder pretende demonstrar, em "Inferno 17" (TC Cult, 19h45; 12 anos), é justamente que os caminhos do caráter são mais complexos do que supõem os clichês, de maneira que o cinismo de Holden não o torna por força um espião. É um filme menor de Wilder, ou seja: um belo filme.
"Les Bas-Fonds" (TV5 Monde, 20h30; 16 anos) é a adaptação feita em 1936 por Jean Renoir para a peça de Maxim Gorki. Filme que andava fora de circulação e que, dado o encanto do trabalho de Renoir, é quase uma fatalidade aproveitar a oportunidade que dá a TV francesa. Por fim: "O Corintiano" (Canal Brasil, 16h35, livre) é um ótimo Mazzaropi.


Texto Anterior: Documentário: Culinária guia história em programa
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.