São Paulo, domingo, 12 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coletânea traz correspondência de amor de mulheres notáveis

Pesquisadora desvenda romances de personagens femininas

ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A editora inglesa Ursula Doyle é uma especialista em cartas de amor (não necessariamente as ridículas, como foram definidas pelo português Fernando Pessoa). Ursula é organizadora da coletânea "Cartas de Amor de Mulheres Notáveis", lançada agora no Brasil. A obra é uma reunião de correspondências escritas por grandes figuras femininas da história para seus grandes amores.
A especialista já havia lançado aqui, no ano passado, a coletânea "Cartas de Amor de Homens Notáveis".
Em tempos de comunicação via Twitter e Facebook, é curioso ver como foram as correspondências das moças apaixonadas de até cinco séculos atrás.
Entre elas, as rainhas da Inglaterra Catarina de Aragão e Ana Bolena -ambas mulheres do rei Henrique 8º (veja quadro acima).
Antes de cada carta, o livro contextualiza o período da correspodência, o que ajuda a entender as histórias de amor das personagens.
Ana Bolena, por exemplo, ainda amava o rei, mas era acusada de traição por Henrique 8º. Quando escreveu sua carta, estava presa, esperando de ser decapitada, a pedido do próprio marido. Entraram para a seleção romântica também a imperatriz da França Josefina Bonaparte -mulher de Napoleão- e a ativista polonesa Rosa Luxemburgo, entre outras tantas notáveis.
"Oh, querido, como desejo que possas cumprir tua promessa... Nosso próprio quartinho, nossos móveis uma biblioteca só para nós", escreveu a sonhadora Rosa para o amado e colega de partido Leo Jogiches, em 1899.

CARTAS DE AMOR DE MULHERES NOTÁVEIS
AUTOR Ursula Doyle (org.)
EDITORA Best Seller
TRADUÇÃO Doralice Lima
QUANTO R$ 19,90 (175 págs.)



Texto Anterior: Plácido Domingo encanta em gravação de "O Elixir do Amor"
Próximo Texto: Ferreira Gullar: Instituição e rebeldia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.