São Paulo, sexta, 12 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curta homenageia concretista

da Reportagem Local

Além dos filmes de terror "trash", Ivan Cardoso tem outra grande paixão: a poesia concreta de Décio Pignatari e dos irmãos Augusto e Haroldo de Campos.
O curta-metragem "Hi-Fi", que Cardoso está concluindo, faz um tributo ao poeta concretista Augusto de Campos.
Para o filme, Cardoso criou imagens que , na visão dele, se encaixavam com os poemas de Augusto de Campos "Rei Menos o Reino", "SOS", "Caracol", "Cidade, City, Cité", "Tudo Está Dito", "Poesia É Risco" e "Poema Bomba", além de uma tradução feita pelo poeta para o "O Tigre", de William Blake.
"Eu devia essa homenagem ao Augusto. Já havia trabalhado com Décio e Haroldo, mas não tinha feito nada ainda com ele", diz Ivan Cardoso.
Cardoso conheceu os irmãos Campos no início da década de 70, quando foi fotografá-los para a revista "Navilouca", editada pelo poeta Torquato Neto.
Desde então, tem colaborado com os concretistas Décio Pignatari e Haroldo de Campos em diversos trabalhos.
Entre as colaborações, estão o documentário "O Universo de Mojica Marins", cujo texto lido pelo narrador é assinado por Pignatari, e o filme "À Meia-Noite com Glauber", no qual Haroldo de Campos faz "orientação metapoética".
Para"Hi-Fi", Cardoso fez animações criadas com gilete diretamente sobre a película. O diretor já havia feito tal tipo de experimento no filme "À Meia-Noite com Glauber".
"A diferença é que em "À Meia Noite' utilizei as animações como vinhetas curtas. Em "Hi-Fi', fiz quatro minutos de animações, que ilustram os poemas de Augusto."
Além de animações e cenas inéditas de filmes de Cardoso, o cineasta ainda acrescentou uma sequência de "Entr'Acte", clássico de 1924, dirigido por René Clair.
Segundo Ivan Cardoso, "Hi-Fi" faz uma leitura totalmente pessoal da poesia de Augusto de Campos.
"A única forma possível de definir o que é "Hi-Fi' é fazendo uso de um termo concretista: o filme é um "cinepoemabomba'." (BG)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.