São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda virou clássico 18 anos depois

da Redação

O Ultraje a Rigor nasceu durante o regime militar, quando havia (ou tinha que haver) paródias inteligentes no rock, duplos e triplos sentidos nas letras. Rock'n'roll descompromissado, divertido, irreverente, vigoroso.
São do tempo em que cantar em português errado ("Mim Quer Tocar", "Inútil" -"a gente somos inútil") tinha graça. São pioneiros no rock-besteirol-sexual sem serem babacas. São os tios musicais dos Raimundos e parentes distantes dos Mamonas Assassinas.
Nunca precisaram falar do suor na vagina, mas eram infinitamente mais contundentes ao gritar "Filha da Puta" (89), um ano depois de a censura ser abolida no país, ainda que fossem medrosamente censurados por rádios e TVs.
Sugeriam o uso de camisinha como modo de conquistar a moça, em "Volta Comigo" (89), quando o termo politicamente correto inexistia nos manuais dos chatos.
Não eram sexistas em músicas com louvor à mulher, como "Eu Gosto de Mulher", eram rock na essência, um gênero masculino por excelência.
Estrearam com um compacto ironizando o capitalismo com "Mim Quer Dinheiro" (de novo ela), de 83, a mesma ganância com a qual Roger hoje se ressente.
Nunca tiveram preocupações em fazer arranjos elaborados, letras "cabeças" -nem em 1999-, projetos acústicos para ter que estar em evidência. Não precisaram lamber as botas de Roberto Carlos como vários de sua geração fazem hoje com imensa cara-de-pau, com o infame intuito de obter credibilidade, pobres coitados.
Credibilidade, coerência e idoneidade não se conquistam, baby; têm-se ou não. Hoje o Ultraje a Rigor não tem nada a declarar e o faz de modo honesto. Continuam musicando o nada com rock, punk, new wave, algum ska, cheios de "pá,pá,pá". Viraram clássicos.
Aumenta muito isso aí! (MN)


Avaliação:    

Disco: 18 Anos sem Tirar Banda: Ultraje a Rigor Lançamento: Abril Music Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Ultraje a Rigor
Próximo Texto: Dance: Clube Lov.e comemora 1 ano em 2 dias
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.