São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
"Itabira - Uma Revelação" começa hoje em SP com 25 imagens
Senac mostra cidade de Drummond

FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!".
Foi esse trecho do poema "Confidência do Itabirano" que levou a fotógrafa e jornalista Walquíria Vieira a desenvolver um ensaio sobre Itabira, a cidade mineira onde nasceu o escritor e poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).
O resultado do trabalho poderá ser visto a partir de hoje no Senac Santo Amaro, na exposição "Itabira - Uma Revelação".
Drummond escreveu o poema no início dos anos 30 e o publicou no livro "Sentimento do Mundo", por volta de 1940, com tiragem de 150 exemplares, que foram distribuídos entre seus amigos.
A partir do verso final do poema, Walquíria resolveu produzir imagens que redescobrissem a cidade mineira e, ao mesmo tempo, homenageassem o poeta.
A fotógrafa diz que realizou cerca de mil registros durante 15 dias consecutivos e, para a exposição, selecionou 25 imagens em preto-e-branco, em 25 x 30 cm.
As imagens mostram a vida pacata da cidade, suas ruas, as antigas construções e a vista da casa da família Drummond.
A da cadeira pertence ao Memorial Carlos Drummond de Andrade, mantido pela prefeitura.
O edifício do memorial foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 1998, já como parte das comemorações do centenário do escritor, que será festejado em 2002.
Drummond viveu em Itabira até os 16 anos e voltou poucas vezes, fazendo com que os moradores pensassem que ele mantinha um certo menosprezo pelo local.
O que não era verdade. O escritor costumava dizer que pensava e sonhava "itabiranamente".
A cidade está a 111 km de Belo Horizonte e possui pontos históricos, que se refletem principalmente nas igrejas.
Entre 1700 e 1800, produziu cerca de 1,8 milhão de toneladas de ouro e foi considerada uma das cidades mais ricas do mundo.
Mais duas mostras de fotografia começam hoje em São Paulo: uma no Museu da Imagem e do Som e outra no espaço cultural da Caixa Econômica (leia textos abaixo). (ANA MARIA GUARIGLIA)


Exposição: Itabira - Uma Revelação Quando: de seg. a sex., das 9h às 22h; sáb., das 9h às 13h. Até 29 de julho Onde: Senac Santo Amaro (r. Dr. Antônio Bento, 393, tel. 0/xx/11/523-8822) Quanto: entrada franca

Texto Anterior: O medo de que o ilustrador estrague tudo
Próximo Texto: Exposição homenageia as etnias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.