São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Titanic
SBT, 14h.

(The Titanic). EUA, 1996. Direção: Robert Lieberman. Com Peter Gallangher, George C. Scott, Catherine Zeta-Jones. Mais uma versão do naufrágio do navio que, como diziam os responsáveis por sua construção, nem Deus poderia afundar.

Uma Garota Diferente
Bandeirantes, 22h.

(Different for Girls). Inglaterra/França, 1996, 93 min. Direção: Richard Spence. Com Steven Mackintosh, Rupert Graves, Miriam Margolies. A garota diferente em questão chama-se Kim. Anos antes, na escola, ela era homem e se chamava Karl. Depois de mudar de sexo, reencontra Paul, grande amigo dos velhos tempos. No começo, Paul estranha a mudança do amigo. Estranhará bem mais quando Karl/Kim descobre que está atraída por ele. Comédia britânica que promete ser "very british".

O Mestre dos Brinquedos 5
Bandeirantes, 1h30.

(Puppetmaster 5). EUA, 1994, 82 min. Direção: Jeff Burr. Com Gordon Currie, Chandra West, Ian Ogilvy. Desta vez, o mestre em questão é acusado de manipular seus bonecos com o objetivo de matar um casal de cientistas. A palavra manipulação faz sentido na trama, embora não se aplique ao personagem em questão.

Truman
SBT, 1h50.

(Truman). EUA, 1995. Direção: Frank Pierson. Com Gary Sinise, Diana Scarwid, Richard Dysart. A biografia do presidente norte-americano Harry S. Truman.

Intercine
Globo, 2h05.

Vai ao ar hoje como o vencedor da disputa interativa, segundo os telespectadores da emissora, "O Nome do Jogo" (EUA, 1995, direção de Barry Sonnenfeld, com John Travolta, Gene Hackman, Rene Russo) ou "Sem Suspeita" (EUA, 1994, direção de Steven Schachter, com Christopher Reeve, Joe Mantegna, Kim Cattrall).

Encontro Fatal
Globo, 3h45.

(Accidental Meeting). EUA, 1993, 92 min. Direção: Michael Zinberg. Com Linda Gray, Linda Purl, David Hayward. Duas mulheres, uma perseguida pelo chefe tirânico e outra com problemas conjugais, resolvem "trocar assassinatos", como em "Pacto Sinistro" de Hitchcock. A primeira elimina o marido da segunda, e esta, o chefe da outra. Vai dar problema dos grandes, é mais do que óbvio.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Adeus ao banditismo ilustrado

"Natal da Portela" (Canal Brasil, 21h) traz a história de um homem que, do samba à saúde, tratava de prover sua comunidade -como se diz hoje.
Natal, banqueiro de bicho, ilustra a face benfazeja da bandidagem brasileira, isto é, de um momento em que contraventores assumiam funções teoricamente do Estado.
Passaram-se os anos. Os banqueiros de bicho viraram traficantes. O Estado já não se condói pela incapacidade de socorrer seus filhos: simplesmente diz que não é com ele.
O morro do tempo de Natal dava samba. O de hoje tenta sobreviver à nova bandidagem. O filme de Paulo César Saraceni fica como documento sublime de um Brasil que acabou. Ou, como querem outros: que já era. (INÁCIO ARAUJO)

NATUREZA

Fox mostra trajetória do crocodilo pré-histórico que devorava dinossauros
Um ancestral do crocodilo, com mais de 12 metros de comprimento e dez vezes o peso do maior espécime encontrado atualmente.
A existência desse ser foi descoberta durante estudos paleontológicos no deserto do Saara, descritos no documentário "SuperCroc", exibido pelo canal Fox, às 21h.
A produção da National Geographic mostra o trabalho realizado para recriar a imagem e os hábitos desse animal que, segundo as pesquisas, teria em seu cardápio dinossauros de médio e grande porte.

CINEMA

Canal Brasil estréia nova temporada de "Rolo Extra"
Programa dedicado ao cinema nacional e seus realizadores, "Rolo Extra", apresentado por Pedro Bial, volta à programação do Canal Brasil com episódios inéditos hoje, às 20h30. Para iniciar a nova série de programas, a diretora Daniela Thomas é entrevistada e fala sobre seu trabalho em "Terra Estrangeira", que dirigiu em companhia de Walter Salles. Ela conta como, quase sem querer, passou de co-produtora a co-diretora do filme, após praticamente reescrever o roteiro original apresentado a ela por Salles, durante o que chama na entrevista de "um surto".

NEO-REALISMO

Cultura e Arte apresenta "Paisà", de Fellini e Rossellini
O programa "Sessão de Cinema" de hoje (TV Cultura e Arte, 20h10) apresenta a produção italiana "Paisà". O filme tem roteiro de Federico Fellini e direção de Roberto Rossellini e mostra, em seis histórias, a vida de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. A obra aproveita as cidades destruídas pelas batalhas como cenário e moradores reais das localidades como atores, tornando-se quase um documentário da devastação na Itália do pós-guerra.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Anameba Brega diz que jacaré mama!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.